Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre horários de trabalho: Elaboração de horário de trabalho; Intervalo de descanso; Descanso diário; Mapa de horário de trabalho; Afixação e envio de mapa de horário de trabalho; Alteração de horário de trabalho; Banco de Horas
Ou, Isenção de Horário de Trabalho, Trabalho por Turnos, Trabalho Noturno e Trabalho Suplementar

Picagem de ponto

Picagem de pontofoi criado por tunning675

29 Jun. 2016 15:51 #15267
Boa tarde, trabalho para uma empresa cuja picagem de ponto é feita num tablet ou computador.
1- Quero saber se me esquecer de picar a minha saída posso ser descontado no salário pois disseram-me que o iriam fazer.
2- ao fazer a picagem de ponto o banco de horas também não deveria ser automaticamente calculado pelo sistema? É feito à mão e só contam as horas no plano de horas até agora, sendo que os minutos que entro ou saio mais cedo parecem de nada servir.

Obrigado pela atenção

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Picagem de ponto

29 Jun. 2016 16:08 - 07 maio 2023 18:33 #15269
Se o trabalhador picou o ponto à entrada, não há porque ser descontado pelo dia de trabalho porque se esqueceu de picar o ponto à saída. O empregador deverá contabilizar as horas que o trabalhador efetuou no dia, nem que seja o período regular de trabalho diário (as 8h/dia, a não ser que se trate de um trabalhador com outro tipo de carga horária diária, como seja um part-time).

Se o registo de entradas/saídas é feito em suporte digital, num "sistema" próprio, a resposta é afirmativa, o cálculo das horas efetuadas para o banco de horas deveria ser, de facto, efetuado pelo "sistema".

Sugerimos-lhe uma consulta à ACT (contactos em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html ) de forma a que possa informar-se sobre a adequação e legalidade dos procedimentos da empresa, bem como dos seus direitos relativamente ao banco de horas.

Mais informação sobre banco de horas em:
- sabiasque.pt/trabalho/legislacao/997-ban...igo-do-trabalho.html
- sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...-banco-de-horas.html
- sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html
Ultima edição : 07 maio 2023 18:33 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.277 segundos