Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre horários de trabalho: Elaboração de horário de trabalho; Intervalo de descanso; Descanso diário; Mapa de horário de trabalho; Afixação e envio de mapa de horário de trabalho; Alteração de horário de trabalho; Banco de Horas
Ou, Isenção de Horário de Trabalho, Trabalho por Turnos, Trabalho Noturno e Trabalho Suplementar

Horas de entrada e saida

Horas de entrada e saidafoi criado por Pispter

02 Abr. 2016 10:20 #14881
No meu emprego, a entidade patronal exige que à hora de entrada, isto é 8 horas quer que as pessoas estejam já com todos os equipamentos ligados e prontos a começar, sendo que para começar um pessoa tem que estar lá cerca de 20 minutos antes. No entanto, tb não nos é pago quando saímos mais tarde, e isto seja 1 ou duas horas depois! Isto sendo descontado no salário final.

Existe algum artigo no código do trabalho em que isto esteja explicito?

P.S -> A empresa também despede quando estamos com baixas médicas. Isso é possível?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Horas de entrada e saida

05 Abr. 2016 16:41 #14900
Quanto ao não pagamento (ou desconto?!) de trabalho suplementar (horas extraordinárias), a situação é ilícita e deveria ser denunciada à ACT (contactos em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html ).

Quanto à questão do despedimento durante a baixa médica, apenas será aplicável em situações de contrato a termo certo; este pode ser denunciado mesmo se o trabalhador estiver de baixa medica e sempre observando os requisitos legais. A baixa medica interrompe a vigência do contrato pelo tempo em que o trabalhador se encontra de baixa, mas não impede que este chegue ao seu prazo de caducidade e que o empregador faça a rescisão por isso mesmo. Ver em:
- sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...o-a-termo-certo.html
- sabiasque.pt/prazos-de-aviso-previo-no-codigo-do-trabalho.html
Tempo para criar a página: 0.288 segundos