Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre horários de trabalho: Elaboração de horário de trabalho; Intervalo de descanso; Descanso diário; Mapa de horário de trabalho; Afixação e envio de mapa de horário de trabalho; Alteração de horário de trabalho; Banco de Horas
Ou, Isenção de Horário de Trabalho, Trabalho por Turnos, Trabalho Noturno e Trabalho Suplementar

Consulta de Registos de Ponto

Consulta de Registos de Pontofoi criado por andparr

18 Nov. 2014 22:02 #12745
Olá,

Ando há cerca 2 meses a pedir à minha entidade patronal para consultar os meus registos de ponto, tem-me ignorado e dado desculpas vagas e esfarrapadas para me impedir de o fazer.

Como devo proceder?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Consulta de Registos de Ponto

19 Nov. 2014 13:57 - 07 Abr. 2024 15:36 #12753
Caro/a andparr, boa tarde.

O nr. 1 do artigo 202.º do Código do Trabalho em vigor, aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, com alterações posteriores (disponível em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ) é bem claro: "O empregador deve manter o registo dos tempos de trabalho, incluindo dos trabalhadores que estão isentos de horário de trabalho, em local acessível e por forma que permita a sua consulta imediata.". O nr. 5 do mesmo artigo diz que "Constitui contra-ordenação grave a violação do disposto neste artigo.". Assim, ao não disponibilizar-lhe a informação solicitada, o empregador está a incorrer em "contra-ordenação grave".

Poderá fazer duas coisas, consoante o seu objetivo, decisão e perceção das consequências:

1. Mostrar o Código do Trabalho ao seu empregador para que ele se aperceba da ilegalidade da situação;

2. Denunciar a situação à ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho:
a) Presencialmente nas Lojas do Cidadão (nem todas têm atendimento da ACT) - ver localidade/morada, Presencialmente nos Centros Locais - ver serviços desconcentrados e Online queixa/denúncia em portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx
b) Pelo número 707 228 448, nos dias úteis das 9h30-12h30 e das 14h00-17h30
Ultima edição : 07 Abr. 2024 15:36 por Pedro Ferreira.

Respondido por caracol50 no tópico Consulta de Registos de Ponto

09 Jan. 2015 20:01 #13039
Existe algum livro de ponto legal ou pode ser criado qualquer um pela própria empresa?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Consulta de Registos de Ponto

21 Jan. 2015 17:07 #13081
Caro/a caracol50, boa tarde.

Não existe um "modelo oficial", sendo que dispõe de várias minutas que o/a poderão ajudar, basta fazer uma pesquisa por "registo de ponto" e/ou "controlo de assiduidade".
Tempo para criar a página: 0.471 segundos