Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre horários de trabalho: Elaboração de horário de trabalho; Intervalo de descanso; Descanso diário; Mapa de horário de trabalho; Afixação e envio de mapa de horário de trabalho; Alteração de horário de trabalho; Banco de Horas
Ou, Isenção de Horário de Trabalho, Trabalho por Turnos, Trabalho Noturno e Trabalho Suplementar

[DUVIDA] HORA DE JANTAR

[DUVIDA] HORA DE JANTARfoi criado por Blinco

03 Jul. 2014 20:42 #11629
É possível de dia para dia me alteram a hora de jantar?

Entro às 15h, sendo que por vezes vou jantar as 18h, outras vezes dizem para ir as 19, por vezes às 20h

Não acho isto nada normal.

Obrigado

Cumprimentos

Respondido por Beatriz Madeira no tópico [DUVIDA] HORA DE JANTAR

04 Jul. 2014 19:14 #11641
Caro/a Blinco, boa tarde.

À partida, o horário de trabalho deve estar definido e não deve estar sujeito a "movimentações". Se o seu contrato define um horário de trabalho com um período de intervalo para a refeição, mas sem definir exatamente o horário desse intervalo, então a resposta é afirmativa, podem "mudar-lhe" o intervalo para refeição.

Pode, no entanto, pedir que lhe definam o horário da refeição.

Respondido por Blinco no tópico [DUVIDA] HORA DE JANTAR

05 Jul. 2014 14:01 #11643

Beatriz Madeira escreveu: Caro/a Blinco, boa tarde.

À partida, o horário de trabalho deve estar definido e não deve estar sujeito a "movimentações". Se o seu contrato define um horário de trabalho com um período de intervalo para a refeição, mas sem definir exatamente o horário desse intervalo, então a resposta é afirmativa, podem "mudar-lhe" o intervalo para refeição.

Pode, no entanto, pedir que lhe definam o horário da refeição.



Boa tarde,

Obrigado pela resposta.

Trabalho num call center e apoio tecnico de telecomunicões e eles alegam que está mais calmo em alguns momentos e colocam as pessoas a ir mais cedo jantar, mas isto passa-se todos os dias.

Eu tenho recusado, e por vezes não vou à hora que me pedem, até porque por vezes faço a pausa antes 20 minutos e é complicado passado 20 minutos ir jantar.

Mas mesmo assim, posso pedir que me definam uma hora para jantar?

O problema é que nem me vão ouvir, dizem logo que não.

Cumprimentos

Respondido por Beatriz Madeira no tópico [DUVIDA] HORA DE JANTAR

09 Jul. 2014 19:41 - 09 Jul. 2014 19:42 #11705
Caro Blinco, boa tarde.

O trabalhador tem direito a ter um horário de trabalho explícito, de forma a saber "com que linhas se cose"!

Não obstante a resposta anterior relativa à (in)definição do horário de trabalho em contrato, sugerimos-lhe que, antes de falar com o empregador sobre o assunto, procure a confirmação por via "oficial" do seu direito a uma hora de refeição "fixa", junto das seguintes entidades:

ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho pelo número 707 228 448, nos dias úteis das 9h30-12h30 e das 14h00-17h30.

MSESS - Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social pelo número 218 401 012, nos dias úteis das 9h00 às 17h00.
Ultima edição : 09 Jul. 2014 19:42 por Beatriz Madeira.
Tempo para criar a página: 0.335 segundos