Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloque aqui todas as dúvidas que tenha sobre a família que não estejam relacionadas com as outras secções.

VENDA DE CASA

VENDA DE CASAfoi criado por Castro

19 Nov. 2013 15:47 #9924
Boa tarde,

Eu e a minha esposa temos uma casa em comum. A casa já a tinha em meu nome, embora ainda a estivesse a pagar quando casámos e por isso considero (moralmente e legalmente) que a casa também lhe pertence. Estamos a pensar em mudar casa mas ela não quer vender a que temos. Uma vez que eu sou o sócio "maioritário" da casa posso eu mesmo sem a sua assinatura vender a casa?

Obrigado

Respondido por Beatriz Madeira no tópico VENDA DE CASA

22 Nov. 2013 13:27 #9973
Caro Castro, boa tarde.

Se bem nos recordamos, disse-nos que está casado em regime de adquiridos.

Ora, apurámos que "No regime da comunhão de adquiridos convencionou o legislador que deve ser traçada uma linha temporal que separa o património (activo e passivo) existente antes da celebração do casamento do património adquirido na vigência do casamento. Ou seja, no regime de comunhão de adquiridos, os cônjuges participam pela metade no património existente durante a vigência do casamento. E será assim mesmo que as contribuições de cada um sejam desiguais, tal como sucederá quando um dos membros do casal aufere um rendimento do seu trabalho de valor superior ao seu cônjuge. Convencionou-se que “cada um dá o que tem”, isto é, cada membro do casal contribui para a união conforme as suas possibilidades.".

No entanto, "São considerados bens próprios de cada um, em primeiro lugar, todos aqueles que cada um já possuía à data do casamento. Após o casamento, só serão bens próprios aqueles que sejam adquiridos por via de doação ou por via sucessória (por exemplo, uma herança)." e "Serão bens comuns do casal, desde logo, os que tenham sido adquiridos depois da celebração do casamento, designadamente a título oneroso. É também comum, o produto do trabalho dos cônjuges, independentemente da proveniência (trabalho dependente ou independente), regularidade, ou forma de pagamento (dinheiro ou géneros). Incluindo-se nos rendimentos de trabalho os prémios de produtividade, e os prémios que não resultem de “jogos de sorte”, e para os quais exista uma contribuição intelectual ou física (ex. concursos televisivos e competições desportivas).".

Parece-nos que, numa perspetiva simplista, muito embora considere "(moralmente e legalmente) que a casa também lhe pertence", se a casa estava já em seu nome antes do casamento, a casa será sua e poderá vendê-la sem precisar do consentimento da esposa.

Como a leitura da lei nem sempre leva a uma mesma e clara interpretação, voltamos a sugerir-lhe a consulta de um advogado, ou a procurar uma confirmação no banco, em caso da casa estar hipotecada.
Tempo para criar a página: 0.252 segundos