Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloque aqui todas as dúvidas que tenha sobre a família que não estejam relacionadas com as outras secções.

Acordo de Regulação Parental

Acordo de Regulação Parentalfoi criado por Veroni

17 maio 2013 10:59 #8078
Bom dia,

Há quase 6 anos que me separei e se regularizou o poder paternal. Esse acordo foi feito em concordância entre ambos os pais, porém o pai da minha filha tem dificultado a relação que temos e consequentemente tem afetado a filha. Durante 5 anos, ele tem ido buscá-la e trazê-la, no entanto, agora, através de pressão, exigiu que seja eu a ir buscá-la porque no acordo não há qualquer referência a esta questão.
Sei que existe esse decreto e que não tem limite de Km's, contudo falamos de 40 km's de distancia. Não é me fácil financeiramente ir buscá-la e gostaria de saber se há algum decreto que refute o anterior. Se o facto de ele ir buscar a filha à residencia influencia de alguma forma e que me permita inverter esta situação. Confesso que deixei que tal acontecesse para que durante um período ele se mantenha calmo.

Grata pela atenção.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Acordo de Regulação Parental

20 maio 2013 11:39 #8083
Cara Veroni, bom dia.

As alterações à Regulação do Exercício das Responsabilidades Parentais estabelecida pelo tribunal não podem ser feitas "de livre e espontânea vontade" e, muito menos, por apenas uma das partes.

Para haver alterações deve haver uma de duas coisas: acordo entre as partes ou proposta de alteração por uma das partes, sempre através do tribunal.

No primeiro caso (acordo), deve proceder-se conjuntamente à alteração do documento de Regulação do Exercício das Responsabilidades Parentais de forma a que fiquem escritas quais as alterações a que se procedeu.

No segundo caso (proposta), deve proceder-se à elaboração da proposta de alteração ao documento de Regulação do Exercício das Responsabilidades Parentais de forma a que possa haver uma decisão judicial sobre a matéria.

Sugerimos-lhe que, de forma a poder obter informações e apoio adequados, procure ajuda junto da Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direito dos Filhos ( igualdadeparental.org/ ).

Poderá ver informação sobre Regulação do Exercício das Responsabilidades Parentais no site da associação, em igualdadeparental.org/pais/informacoes-u...bilidades-parentais/
Tempo para criar a página: 0.288 segundos