Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloque aqui todas as dúvidas que tenha sobre a família que não estejam relacionadas com as outras secções.

RSI - Paulo Sousa

RSI - Paulo Sousafoi criado por Beatriz Madeira

10 Jan. 2013 15:49 #6800
estou a fazer um curso efa no iefp, que da equivalencia ao 12º ano, a minha pergunta é se a bolsa que o iefp da que é de 140€, acumula com o rsi, que era de 188€, agora passou para 71€. A informação que chegou até mim é que quem tira um curso que tenha area tecnologica e escolar tem direito ao rsi completo. obrigado pela vossa atenção e bom dia

Respondido por Beatriz Madeira no tópico RSI - Paulo Sousa

10 Jan. 2013 16:00 - 24 Jun. 2023 13:02 #6801
Caro Paulo Sousa, boa tarde.

Tivemos oportunidade de apurar a seguinte informação no guia* da Seg. Social: "O pagamento da prestação do RSI é suspenso se: (...) Se o titular ou qualquer membro do agregado familiar estiver a frequentar um curso de formação remunerado e a remuneração for suficiente para a família deixar de ter direito ao RSI (...).".

Isto significa que o valor do RSI deve ter sido recalculado em função do valor da bolsa de formação que está agora a receber e enquanto durar a formação. Depois de terminar a formação, o valor do RSI deverá voltar a ser o anterior.

Deverá confirmar a informação que lhe chegou - "quem tira um curso que tenha area tecnologica e escolar tem direito ao rsi completo" - no seu Centro de Emprego ou junto da Seg. Social (pelo serviço VIA SEGURANÇA SOCIAL, tel. 808 266 266, dias úteis das 09h00 às 17h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário - NISS).



* Guia Prático da Seg. Social sobre Rendimento Social de Inserção em seg-social.pt/documents/10152/24709/rend...dc-81ad-503ab0e9c441

Mais informações sobre Rendimento Social de Inserção no site da Seg. Social em seg-social.pt/rendimento-social-de-insercao
Ultima edição : 24 Jun. 2023 13:02 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.302 segundos