Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloque aqui todas as dúvidas que tenha sobre a família que não estejam relacionadas com as outras secções.

Caução com entrada em Lar - de Jorge Francisco

Caução com entrada em Lar - de Jorge Franciscofoi criado por Pedro Ferreira

03 Jan. 2012 15:16 #3260
Muito bom dia,

Tenho um familiar que entrou para um lar de Terceira Idade, mas o qual não se tem dado bem com a estadia, gostaria de saber se ele tem direito a receber a caução de volta e se a mesma é legal, trata-se de uma pessoa com 79 anos mas completamente independente, já agora pelo que verifiquei, o valor a pagar tb é calculado mediante tal, tratando-se assim de uma pessoa qual o % a pagar mensalmente.

Os nossos antecipados agradecimentos pela V/ ajuda.

J. Francisco

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Caução com entrada em Lar - de Jorge Francisco

23 Jan. 2012 22:17 #3431
Caro Jorge Francisco,

As regras relativas ao pagamento de caução, mensalidade e serviços dos lares (equipamentos para terceira idade) estão obrigatoriamente descritas no regulamento interno, assim como de devolução de qualquer montante. Este documento deve ser disponibilizado aos utentes ou familiares durante o processo de tomada de decisão de entrada para um equipamento deste tipo. Assim, apenas podemos recomendar a consulta deste documento para obter a resposta que necessita.

Relativamente ao percentual que o utente paga, se se trata de um equipamento com alvará da Segurança Social, então o valor que o utente paga mensalmente é calculado segundo as regras descritas pela Segurança Social e que devem, igualmente, constar obrigatoriamente do regulamento interno.

Para saber melhor como funciona este tipo de equipamento, poderá ligar para o VIA SEGURANÇA SOCIAL e colocar-lhe as questões que considerar pertinentes. O número é o 808 266 266 e funciona todos os dias úteis das 08h00 às 22h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal.

Respondido por Verpoucke no tópico Resposta ao Sr. Jorge Francisco

29 Jan. 2017 21:38 #16584
Bom dia Jorge Francisco,
Quanto a experiencia do seu pai no lar, compreendo perfeitamente o que diz.
Tenho conhecimento de uma casa no Alentejo (Vila Viçosa) que receber pessoas com + 55 anos que sejam activas/independentes e que nao tenham condiçoes para pagar o que outras comunidades pedem.
Se pretender mais informaçoes nao hesite.
Com os melhores cumprimentos,
Catia
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Pedro Ferreira
Tempo para criar a página: 0.512 segundos