Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloque aqui todas as dúvidas que tenha sobre a família que não estejam relacionadas com as outras secções.

Dar habitação a um familiar a titulo gratuito

Dar habitação a um familiar a titulo gratuitofoi criado por bmsmoreira

13 Out. 2014 23:21 #12233
Boa noite,
A minha mãe vive comigo desde que se separou do meu pai e por razão económica ela não pode alugar uma casa.
Gostaria de saber se as finanças e/ou a segurança social podem considera-la como um membro do meu agregado familiar mesmo se não participa nas despesas e dai prejudica-la nos apoios sociais.
Ou seja estou a dar habitação a titulo gratuito, alias não se exige pagamento a uma mãe!
Será que devo entregar um documento a comprovar isso ou simplesmente a lei não permita familiar entre ajudar-se?
Agradeço desde já uma rápida resposta.
Bmsmoreira

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Dar habitação a um familiar a titulo gratuito

20 Out. 2014 16:51 #12292
Caro/a bmsmoreira, boa tarde.

Todas as pessoas que vivem "debaixo do mesmo teto" fazem parte do agregado familiar. Desde que haja esta partilha de "teto", qualquer pessoa será considerada para efeitos de cálculo dos rendimentos mensais do agregado familiar.

Respondido por bmsmoreira no tópico Dar habitação a um familiar a titulo gratuito

21 Out. 2014 00:09 #12298
Boa noite
Agradeço pela resposta mas não tem lógica.
O caso passa se com a minha mãe mas poderia ser uma amiga ou nao vindo de outro país e querer experimentar viver em Portugal.Ela preciso de 1 ano para ver se adapte se.
Nesse caso ela também faz parte do meu agregado ?
Acho que juridicamente deve haver uma lei ou um documento na qual posso dar abrigo a quem quer que seja, com ou sem grau de parentesco.
Agradeço mais uma vez pela vossa ajuda
bmsmoreira

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Dar habitação a um familiar a titulo gratuito

28 Out. 2014 14:24 - 28 Out. 2014 14:25 #12398
Caro bmsmoreira, boa tarde.

Neste caso podemos sugerir-lhe que consulte a Seg. Social, a AT - Autoridade Tributária e Aduaneira (Finanças) e/ou um advogado para clarificar a questão.
Ultima edição : 28 Out. 2014 14:25 por Beatriz Madeira.
Tempo para criar a página: 0.317 segundos