Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloque aqui todas as dúvidas que tenha sobre a família que não estejam relacionadas com as outras secções.

Separação

Separaçãofoi criado por PgM

16 Abr. 2014 13:58 #11142
Boa tarde,

Encontro-me a viver, há pouco mais de um ano com o meu namorado de já 5 anos, numa casa para a qual contraímos um empréstimo habitação.
Estou agora decidida a separar-me dele, no entanto, gostaria de saber quais as opções a tomar em relação ao dito empréstimo, sendo que eu não estarei disposta a ficar com o imóvel, visto este estar localizado numa área que não a minha de origem, e os fiadores serem os meus pais.

Caso ele queira ficar com o imóvel, e assumindo que trataremos das devidas deligências de forma amigável e pacífica, o que ficará à minha responsabilidade e à dele? O que ganharei ou perderei com o mesmo?

Posso eu deixar a casa enquanto as coisas não são tratadas?

Obrigada pela V/ assistência.

Com os melhores cumprimentos.

PgM

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Separação

16 Abr. 2014 16:51 #11150
Cara PgM, boa tarde.

Ambos são responsáveis quanto ao cumprimento do pagamento do empréstimo, não sendo possível desvincular-se deste a não ser que vendam o imóvel e que, com o valor da venda, liquidem o empréstimo.

Mais, se os seus pais são fiadores, eles ficam "entalados" no caso de alguma coisa correr mal e vocês se desvincularem do compromisso de pagamento. Ou seja, se vocês deixam de pagar quem sofre as consequências são os seus pais.

Se o seu companheiro quiser ficar no imóvel, terá de comprar-lhe a sua metade, pelo preço que combinarem ou, no mínimo, pelo valor de metade do montante do empréstimo ainda em dívida.

"Deixar a casa" poderá acarretar alguns riscos do ponto de vista legal... imagine que o seu companheiro se "chateia" e resolve acusá-la de abandono do lar...

Sugerimos-lhe que consulte um advogado antes de tomar uma decisão sobre a matéria e que envolva os seus pais na decisão quanto à casa, uma vez que eles são os fiadores.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: PgM
Tempo para criar a página: 0.387 segundos