Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloque aqui todas as dúvidas que tenha sobre a família que não estejam relacionadas com as outras secções.

partilhas de heranças/ tribunal

partilhas de heranças/ tribunalfoi criado por maria14

02 Abr. 2014 15:41 #11044
Olá,

Gostaria de saber se um dos irmãos meter o processo de partilhas dos bens que herdaram dos pais após o falecimento de ambos em tribunal, quem paga as custas do processo?
Um deles não se entende com os restantes e pretende meter o processo de partilhas em tribunal mas os restantes irmãos não estão de acordo, pois querem resolver as coisas a bem.
Quem mete o processo em tribunal é que paga as custas ou será dividido por todos os herdeiros?
obrigada pela atenção.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico partilhas de heranças/ tribunal

02 Abr. 2014 16:41 #11050
Cara elsa14, boa tarde.

À partida, quem paga as custas será a parte que "arrasta" a família para tribunal. Os outros irmãos/partes interessadas poderão, por opção própria, contratar um ou mais advogados a quem terão de pagar particularmente. Outra opção será requerer advogados oficiosos, ou seja, do Ministério Público.

No entanto, existem alternativas para a resolução de conflitos menos dispendiosas e que têm por objetivo evitar os tribunais e toda a carga onerosa, temporal e burocrática que estes exigem.

Deixamos-lhe, pois, a sugestão de que contactem a CONSULMED - Associação Nacional de Resolução de Conflitos ( www.consulmed.pt/index.php ) que é uma associação sem fins lucrativos vocacionada para a resolução de conflitos sem recurso aos tribunais.
Tempo para criar a página: 0.288 segundos