Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre a segurança social, as seguradoras, as finanças e outros descontos? Pergunta aqui!

Acidente de trabalho-Calculo de indemnizações

Respondido por rupedacofe no tópico Acidente de trabalho-Calculo de indemnizações

16 Out. 2012 01:19 #5988
Boas vou ter de fazer os cálculos e depois postarei aqui com mais exatidão.
Mas só para ter uma ideia no meu acidente de trabalho a incapacidade foi de 3% e o meu vencimento era de 650 euros e na altura do acidente tinha 35 anos.
Recebi perto de 3500 euros de indemenização.
Você se tiver um bom advogado penso que poderá receber um pouco mais de 15000 euros, mas só mesmo fazendo as contas e depois lhe direi. Até breve.

Respondido por rupedacofe no tópico Acidente de trabalho-Calculo de indemnizações

16 Out. 2012 01:33 #5989
Normalmente se a indemenização mensal a pagar não for um valor muito alto a seguradora opta por pagar-lhe tudo de uma só vez ( remição da pensão).

No seu caso também devem optar pela remição da pensão.

E afinal, o que é a remição de uma pensão?

Trata-se do pagamento de uma pensão ou parte dela através de uma única transacção de capital. É obrigatória a remição das pensões anuais de um montante reduzido ou inferiores a seis vezes o salário mínimo nacional mais elevado, ou as que são devidas em caso de incapacidade permanente parcial inferior a 30%. Existem determinadas situações em que o pensionista ou a entidade responsável pode solicitar a remição parcial, no entanto, tal só é possível com a autorização do Tribunal do Trabalho.

As pensões são fixas ou vão sendo actualizadas?

Apenas nos casos de incapacidade permanente igual ou superior a 30%, ou morte é que as pensões são anualmente actualizadas nos termos em que o forem as pensões do regime geral da Segurança Social.

A remição se por um lado é uma coisa boa ( porque imagine no seu caso recebe logo um cheque no valor de 15000 euros) , também prejudica o trabalhador, (porque se receber mensalmente você até chegar a idade da reforma iria se somasse tudo o que tinha recebido mensalmente recebido mais de 25000 euros).

Ou seja a remição implica o pagamento de 1 só vez a totalidade da indemenização mas num valor muito mais baixo.

Respondido por cmm28 no tópico Acidente de trabalho-Calculo de indemnizações

18 Out. 2012 17:21 - 18 Out. 2012 17:25 #6005
Gostaria que me dessem a seguinte informação,tive um acidente de trabalho ,deram-me uma incapacidade de 1%,com o valor de 98,00€ anual,tenho 55 anos de idade.
Qual o valor da indemnização que irei receber.

Obrigado
Ultima edição : 18 Out. 2012 17:25 por cmm28.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Acidente de trabalho-Calculo de indemnizações

19 Out. 2012 13:11 - 01 Nov. 2023 16:04 #6016
Caro/a cmm28, boa tarde.

Para obter uma resposta à questão que nos coloca, sugerimos que:

- Caso seja através da Seg. Social - Ligue para o serviço VIA SEGURANÇA SOCIAL pelo número 808 266 266 que funciona nos dias úteis das 09h00 às 15h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário.

- Caso seja através de uma seguradora - A Associação Portuguesa de Seguradores dá uma ajuda no que toca ao cálculo em simat.apseguradores.pt/ .
Ultima edição : 01 Nov. 2023 16:04 por Pedro Ferreira.

Respondido por kee no tópico Acidente de trabalho-Calculo de indemnizações

06 Dez. 2012 19:11 #6519

omar escreveu: Boas a todos
Eu tive um acidente de trabalho onde me foi atribuida uma incapacidade parcial permanente de 12% resultado de 3 cirurgias á culuna
O meu vencimento base era de 705 euros 14 meses\ano
Tinha 32 anos quando se deu o acidente..Agora tenho 34.
Poderiam dizer-me qual o valor que a companhia de seguros me tem a pagar?
E esse valor sera dado mensalmente , anualmente ou então será entregue todo por inteiro? Vou na proxima terça feira a tribunal para um exame medico e tentativa de conciliação e não sei o que esperar...

Respondido por rupedacofe no tópico Acidente de trabalho-Calculo de indemnizações

07 Dez. 2012 09:39 #6524
É assim eu recebi 3500 euros com 3% de incapacidade com 34 anos na altura do acidente e vencimento de 625 euros.
Pelo que me disse com 12% de incapacidade e vencimento de 705 euros devera em princípio receber tudo de uma vez visto que o valor não é muito elevado.
Dependendo de certos factores devera receber por volta de 15000 euros.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Acidente de trabalho-Calculo de indemnizações

10 Dez. 2012 11:28 #6536
Caro kee, bom dia.

Uma ajuda no sentido de ficar com uma ideia de valor aproximado a receber em sabiasque.pt/forum/21-seguranca-social-s...imit=5&start=25#6524

Respondido por antonioalmeida52 no tópico Acidente de trabalho-Calculo de indemnizações

08 Jan. 2013 20:18 #6751
boa tarde.
gostaria de saber qual a idemenizaçao a que tenho direito devido a um acidente de trabalho em janeiro de 2012.
salário base de 686 euros + 330euros subsidio turno.
idade 54 anos com 6% de incapacidade.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Acidente de trabalho-Calculo de indemnizações

09 Jan. 2013 15:47 #6766
Caro António Almeida, boa tarde.

Sugerimos que consulte a informação que encontra em sabiasque.pt/trabalho/noticias/1740-calc...nte-de-trabalho.html

Respondido por pjmr no tópico Acidente de trabalho-Calculo de indemnizações

17 Jan. 2013 13:58 #6884
Boa tarde
Tive um acidente de trabalho em 2011 no qual fiquei com uma incapacidade Parcial permanente de 20% na altura do acidente tinha 36 anos.
Pedia que me ajudassem como se faz o calculo da mesma
Obrigado pela atenção
Tempo para criar a página: 0.352 segundos