Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre a segurança social, as seguradoras, as finanças e outros descontos? Pergunta aqui!

baixa por incapacidade cortada pela junta médica

baixa por incapacidade cortada pela junta médicafoi criado por ana ferreira

17 Dez. 2014 00:46 - 17 Dez. 2014 00:50 #12898
Olá boa noite. O que me trás aqui é o seguinte. O meu esposo está de baixa por incapacidade temporária de trabalho derivado a um joelho ao qual ja foi operado 2 vezes no ano de 2012/2013 e que agora tem dado imensos problemas, por ordem do médico do hospital e da média de familia tem de repousar e não fazer esforços até fazer nova ressonância magnética. Acontece que ele ja esta em casa ha cerca de 6meses e no mês de Setembro recebeu uma carta da segurança social a dizer que teria 10 dias para justificar a falta de comparecimento a uma junta médica. Acontece que ele nunca chegou a receber a carta para comparecer a essa tal junta médica.
Fiz uma carta onde apresentei a justificação a dizer que nunca recebeu tal carta e entregamos em mãos. No mês de Outubro cortaram-lhe o subsidio da baixa e a única coisa que nos sabem dizer é que só tornará a receber assim que seja chamado de novo a uma junta médica......... e até agora nada!!!!! Já é mau estar de baixa e receber apenas metade do que costuma receber se estivesse a trabalhar ,quanto mais não receber nada =/
A minha questão é a seguinte
O que poderemos fazer para que seja para breve uma nova consulta de junta médica?
Poderei reclamar na segurança social? Sortirá efeito?
Após ir a uma junta médica o valor das baixas que estiveram suspensas serão pagas?

Desculpem o testamento se me poderem ajudar =)
Cumprimentos
Ultima edição : 17 Dez. 2014 00:50 por ana ferreira. Motivo: erros

Respondido por Beatriz Madeira no tópico baixa por incapacidade cortada pela junta médica

30 Dez. 2014 12:40 - 23 maio 2023 19:46 #12936
Cara Ana Ferreira, bom dia.

É o procedimento padrão da Seg. Social... só que vocês entregaram a justificação da falta no prazo requerido, sendo que, desta forma, a Seg. Social não pode suspender as prestações por doença, uma vez que vocês fizeram o que foi pedido. Devem reclamar a reposição das prestações desde a suspensão e até nova avaliação/junta médica. Façam-no por escrito e enviem por correio registado e com aviso de receção, de forma a ficarem com a prova de que enviaram. Fotocopiem a carta antes de enviar o original.

No Guia Prático da Seg. Social sobre o Serviço de Verificação de Incapacidade Temporária (em seg-social.pt/documents/10152/14993/N40A...6c-b07c-2457fdbc23ef ), podem encontrar a informação sobre "Pedido de reavaliação de incapacidade temporária feito pelo trabalhador", na página 6.

Quanto ao pagamento das prestações entretanto suspensas... apenas serão repostas se a junta médica concordar com o diagnóstico que dá origem à baixa, ou seja, se a junta médica concordar que o seu marido está, efetivamente, com uma incapacidade temporária. Se não concordar, e acharem que o seu marido deveria estar a trabalhar, dão-lhe alta, não recebe nada e tem de voltar ao trabalho.
Ultima edição : 23 maio 2023 19:46 por Pedro Ferreira.

Respondido por ana ferreira no tópico baixa por incapacidade cortada pela junta médica

30 Dez. 2014 14:48 #12943
Muito obrigada pela ajuda Beatriz Madeira =) já agora sabe me indicar para onde devo enviar a carta? E devo referir a reposição das prestações e uma re-avaliação na junta médica?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico baixa por incapacidade cortada pela junta médica

30 Dez. 2014 17:07 #12959
Cara Ana Ferreira, boa tarde.

Qualquer carta que enviem para a Seg. Social deve seguir para o centro distrital da vossa área de residência ou para o serviço que vos comunicou a suspensão das prestações.

Poderá aproveitar a carta para expor toda a situação e pedir "a reposição das prestações e uma re-avaliação na junta médica", sim.

Respondido por ana ferreira no tópico baixa por incapacidade cortada pela junta médica

30 Dez. 2014 17:12 #12961
Mais uma vez obrigada pela sua ajuda!!! Foi sem duvida imprescindível =)
Tempo para criar a página: 0.313 segundos