Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

Despedimento sistemático de empregados no período experimental.

Boa tarde!

Entrei recentemente para uma franquia de uma empresa multinacional e desde que iniciei funções que já 5 colegas meus foram despedidos, exactamente pela ordem que foram contratados, todos no fim do período experimental, todos com a mesma razão - não teriam cumprido objetivos da empresa (o que é especialmente estranho já que dois desses despedidos eram os que alcançavam mais vezes os objetivos diários e semanais).

Tornou-se claro que esta franquia contrata os funcionários sabendo á partida que independentemente da sua performance, os vai despedir ao fim de 3 meses, para evitar a efetivação obrigatória após este período (regras da multinacional). Chegou a um ponto em que, após a 2a. pessoa, nós conseguíamos prever o dia em que a pessoa seguinte seria despedida.

Apesar de saber que o período experimental permite tal liberdade de despedimento sem justificação, aviso ou direito a compensação extraordinária, parece-me claramente má fé, e pergunto-me até que ponto haverá margem para eu (que ainda estou empregada) e os meus ex-colegas reclamarmos.

Para além disto, a empresa não cumpre com algumas obrigações legais (maioritariamente em termos de horários e horas extra), chegando ao ridículo de um dos meus colegas ter sido despedido numa segunda-feira,com dois dias em banco de horas para gozar, pelo que foi obrigado a assinar uma declaração em como o despedimento tinha ocorrido na quinta-feira (perdendo portanto os dois dias.

Existe algo que possa fazer nesta situação?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Despedimento sistemático de empregados no período experimental.

02 Ago. 2018 18:05 #19760
Devem fazer queixa à ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho, cujos contactos encontra em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html
Tempo para criar a página: 0.276 segundos