Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

INVOCAÇÃO DE JUSTA CAUSA

INVOCAÇÃO DE JUSTA CAUSAfoi criado por AMORIM1979

26 Jan. 2018 00:19 #18610
Invoquei justa causa num serviço que estava a exercer desde do dia 15 de novembro de 2017 de fiscalização do estacionamento pelos seguintes factos:

1. Ao contrário do que dispõe o nº 1 do artigo 10º do Decreto-lei nº 146/2014, de 9 de Outubro, até agora, ainda não foi encetado o procedimento de equiparação junto da Autoridade Nacional Segurança Rodóviária, respeitante à minha pessoa;
2. Por efeito dessa grave omissão, encontro-me até hoje sem o cartão de identificação a que aludem o nº 4 do mesmo artigo e a Portaria nº 191/2016 de 15 de Julho;

3. O exercício das minhas funções objecto do contrato de trabalho não pode ser levado a cabo, em condições de segurança, e dentro da legalidade, visto que estou sujeito a um risco acrescido de ocorrência de incidentes graves com os cidadãos a quem me dirijo, na qualidade de agente fiscalizador de estacionamento;
4. Inclusive, já me vi obrigado a identificar-me a um agente de autoridade que foi chamado justamente para esse efeito e apenas pude exibir o meu cartão de cidadão, impedido de demonstrar que tenho legitimidade para exercer as minhas funções;
5. Tendo concluído com aproveitamento a acção de formação obrigatória por Lei, ainda não me foi facultado o respectivo diploma que certifica as minhas habilitações para o exercício das funções que me estão cometidas;
6. O contrato de trabalho entre nós celebrado por escrito não faz qualquer menção à apólice do seguro de acidentes de trabalho, omissão que constitui contra-ordenação grave, nos termos do nº 5 do artigo 106º do Código do Trabalho, e assim desconheço o número da apólice e a companhia de seguros.
Toda a exposta factualidade me compele a resolver o contrato de trabalho com fundamento em justa causa, ao abrigo do disposto no artigo 394º do Código do Trabalho.

gostaria de ter uma apreciação.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico INVOCAÇÃO DE JUSTA CAUSA

03 Abr. 2018 17:36 #19049
A "apreciação" oficial deverá ser dada pela ACT, cujos contactos encontra em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html
Tempo para criar a página: 0.351 segundos