Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

Rescensão de Contrato - Longa história...

Rescensão de Contrato - Longa história...foi criado por JVRC5

29 Mar. 2017 14:14 - 29 Mar. 2017 14:23 #16927
Olá, sou nova por aqui porém estou já familiarizada com este sistema.

Há quase 4 anos (quando conclui o 12º) inscrevi-me no Centro de Emprego e desde então que procurei trabalho, fui a entrevistas e nunca houve um sinal ou uma resposta positiva. No ano passado em junho o Instituto de Emprego contactou-me sobre um programa com contrato de 9 meses com direito a bolsa e descontos numa empresa de função pública.
Aceitei de braços abertos, após tantos anos a procura surge alguma coisa pela primeira vez. Após os primeiros 15 dias a trabalhar fui convocada para assinar o contrato e continuei a minha vida.
Reparei que depois de um mês, o clima mudou um pouco; quando eu tinha uma dúvida uma vez por outra, dirigia-me a responsável revirava os olhos e respondia-me com um tom ameaçador, humilhante sem qualquer tipo de necessidade (afinal, como eu mencionei anteriormente, era a minha primeira vez, especialmente porque quando lá cheguei, não foram dadas quaisquer indicações do que temos a fazer em certas ocasiões). Sempre tive muito cuidado para não cometer algum erro, e até admito que estava adorava aquilo que eu fazia que me era pedido! Apesar de que às vezes ficava 80% parada pois não me davam instruções para fazer mais alguma coisa. Desde que lá cheguei sempre me disseram: só fazes aquilo que te for pedido - então assim foi, mesmo querendo ajudar eu não tinha essa liberdade. Reparei que as "sub-chefes" não foram com a minha cara... tentava socializar com um "Bom dia", "Boa tarde, como está?" e faziam cara feia ou até mesmo fingiam que não ouviam... tinha colegas (eu era a unica mais nova lá de dentro) que umas davam-se bem comigo, outras não foram com a minha cara também...
A hora de início era às 9h e por vezes chegava 5 minutos antes e fui repreendida por isso, por isso evitei não chegar nem antes nem depois da hora de entrada (quem diria que eu iria ser repreendida por chegar 5 minutos à minha mesa, em minha defesa tentei chegar um pouco antes para arrumar as minhas coisas...).
Durante o verão, novos estagiários apareciam mas apenas com a duração de um mês, supondo eu que fosse um programa diferente que faziam. Em agosto por ai, chega uma estagiária com o mesmo programa que eu, que se senta ao meu lado, começa a fazer exatamente o mesmo que eu, basicamente todo o trabalho que eu era responsável, foi dividido pelas duas. Reparei que ela quando chegava fora da hora de entrada, nunca era repreendida e ela ficava quase uma hora a falar com as ditas pessoas que mencionei que não foram com a minha cara... um dia depois do almoço reparei que estava a cheirar a verniz e encontrei-a a pintar as unhas ao pé do arquivo ao invés de estar a organizar as capas... pensei para mim "isto não me parece bem" mas segui a minha vida. Acontece que um dia, quando as sub-chefes foram tomar café, eu estava a procura de uns documentos nas capas, deixei cair uma capa sem querer que tinha pousado na minha secretária e uma das colegas (que não ia com a minha cara e que ficou muito amiga dessa nova estagiária) começou a mandar indiretas, que se assustou e que estava indignada. Eu pedi desculpa e voltei ao que eu estava a fazer. Um dia ou dois depois, fui chamada pela chefe para eu ler uma advertência que dizia o seguinte:
- Revela inadaptabilidade e incapacidade para exercício de determinadas funções como fotocopiar, digitalizar e localizar documentos;
- Demonstra atitudes incorretas;
- Foram recebidas queixas relativamente a comportamentos inadequados em relação à civilidade e relações pessoais.
E avisou-me que eu devia tomar cuidado. Ora bem, quanto às duas primeiras eu posso entender que em princípio eu tenha tido algumas dúvidas do funcionamento de algumas tarefas, que enganei-me em algumas coisas e quando isso acontecia falavam com um tom alto e intimidante, porém tenho melhorado imenso mas fotocopiar e digitalizar? Localizar documentos era fácil, porém quando me pediam para procurar por uma certa pessoa/empresa e não está em nenhuma gaveta, capa ou em lugar nenhum de onde e como é suposto eu fazer aparecer esse dito documento? Atitudes incorretas como assim? Não me chegaram a explicar e não estou a ver o que eu tenha feito mal aqui. Queixas? Plural? Ora bem... Educadamente pedi desculpa e expliquei o que aconteceu sobre a capa ter caído e que não iria tornar-se a repetir, que não foi de total intenção assustar ou "reagir" assim - são coisas que acontecem na minha opinião. Passadas umas semanas, recebi um aviso novamente para dirigir-me ao escritório da chefe, mas desta vez uma das sub-chefes (que voltou recentemente de férias, enquanto que a outra foi) estava também juntamente com ela a minha espera. Foi entregue nas minhas mãos um papel com o assunto "Exclusão nos termos tal, dia tal", informando de que os meus serviços foram dispensados, que a partir de dia x não poderia ir mais trabalhar ali e que o meu contrato foi rescindido - e que se eu desejasse, poderia ir para casa naquele momento. Fiquei chocada, pois estava apenas a trabalhar ali à 4 meses, não são 2 dias ou 2 semanas. Questionei-me do que se tinha passado e negaram explicar-me, que não podiam contar o que se tinha passado e que tinham todos os motivos suficientes para recorrer a isto e que não tiveram outra hipótese. Quando arrumei as minhas coisas, vi a nova estagiária e a tal que ficou ofendida com aquilo da capa a rir-se sorrateiramente uma para a outra. Dirigi-me ao Centro de Emprego e pediram-me para ter calma e aguardar por uma carta qualquer que seria enviada para casa. Sai em início de outubro.
Era para o contrato ter finalizado dia 29 de fevereiro.


Agora, faz 1 mês que era suposto ter terminado o contrato e até hoje não chegou nada. Devo mencionar que após outubro não me pagaram mais nada e foi-me dito que eles deveriam estar a pagar-me até ao fim da data como mencionado no contrato. Estou confusa, o que devo fazer? Estou a pensar ir ao Instituto de Trabalho para ver o que pode ser feito, mas gostaria de saber da vossa sincera opinião.
Perdão pelo texto gigante. Se faltar mais alguma informação ou tiverem qualquer questão estarei disposta a ceder.
Ultima edição : 29 Mar. 2017 14:23 por JVRC5.
Tempo para criar a página: 0.263 segundos