Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

Como é que a empresa sabe que já estive efetivo?

Como é que a empresa sabe que já estive efetivo?foi criado por brunoqueiros

30 Mar. 2015 12:25 #13691
Boa tarde e a todos!
Trabalhei numa empresa durante 3 anos, Um ano em recibos verdes e os restantes a contrato. A entidade patronal passou-me um contrato sem termo.
Neste momento estou desemprego, a poucos dias atrás fui a uma entrevista de emprego no qual me colocaram a questão se já tinha sido efetivo, respondi que sim, de imediato a sra que estava a dirigir a entrevista torceu o nariz, e disse que sendo assim seria difícil ser chamado, pois tinha instruções para não contratar pessoas que já teriam sido efetivas.
A questão que coloco é como é que as empresas sabem se já fomos efetivos ou não?
A entidade patronal, quando passa alguém a contrato sem termo, tem que avisar a segurança social?

Com os melhores cumprimentos

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Como é que a empresa sabe que já estive efetivo?

07 Jul. 2015 15:10 #13978
Caro Bruno Queirós, boa tarde.

As empresas não têm essa informação nem por via da Seg. Social, nem por qualquer outra via que não a pessoa candidata a emprego ou, casos excecionais, em que os empregadores se conheçam pessoalmente.

Como nos diz, a sra. perguntou e respondeu-lhe que já tinha estado efetivo, dando-lhe diretamente essa informação. Ela não o soube por outra via, mas pergunta porque tem indicação de que não serão (ou dificilmente serão) contratadas pessoas que estiveram anteriormente efetivas noutras empresas.

O "torcer o nariz" terá apenas a ver, como nos diz também ("pois tinha instruções para não contratar pessoas que já teriam sido efetivas"), com indicações internas da empresa dela. Ou seja, alguém lhe deu essa indicação internamente, de que não seriam (ou dificilmente seriam) contratadas pessoas que tivessem previamente tido um contrato sem termo.
Tempo para criar a página: 0.286 segundos