Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

Rescisão de contrato por iniciativa do trabalhador

Rescisão de contrato por iniciativa do trabalhadorfoi criado por cgomes

29 Out. 2014 21:39 #12469
Boa noite e desde já agradeço qualquer ajuda que me possam dar.

Trabalho como vigilante com contrato sem termo há 10 anos aproximadamente. Agora sem qualquer aviso prévio vão-me mudar de posto de trabalho. O actual não se extinguiu, nem houve qualquer alteração do usual serviço. A minha empresa pode fazer isto?
Também gostava de saber outra situação. Sempre trabalhei por turnos rotativos, nocturnos incluidos. Contudo ao fim de tantos anos sinto que o trabalho nocturno cada vez me desgasta mais e já não tenho disponibilidade até a nivel pessoal/familiar pra tal. Posso, apesar de ao inicio do contrato celebrado ter dito que tinha disponibilidade para trabalhar por turnos, agora informar a minha entidade patronal que já não tenho disponibilidade para desempenhar turnos nocturnos?
Será válida alguma destas situações para cessar o contrato de trabalho com justa causa? A mudança de posto, ou a possivel recusa e consequente imposição do horário nocturno?

Obrigado

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Rescisão de contrato por iniciativa do trabalhador

19 Nov. 2014 15:14 #12769
Caro cgomes, boa tarde.

Não deverá haver alteração das condições contratuais sem que haja conhecimento e acordo entre as partes. Veja a informação em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...oes-contratuais.html . A exceção está prevista no artigo 120.º do Código do Trabalho em vigor, aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, com alterações posteriores (em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ).