Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Todas as dúvidas sobre os direitos da parentalidade no código do trabalho podem ser colocadas aqui.

dias de licença

dias de licençafoi criado por mind-f

14 Dez. 2010 19:52 #1307
boas, sou novo aqui mas vim aqui com uma duvida que passo a dizer.sou militar e quem conheçe eles pouco querem saber dos direitos das pessoas, vou ser pai agora e como a minha mulher nao desconta e nunca descontou gostaria de saber quais os meus direitos em relaçao aos dias de licença, isto porque ouve pessoas inclusive na segurança social que eu tinha direito aos dias da minha mulher tendo ela direito a 6semanas que essas nao poderiam ser gozadas por mim e depois gozaria o resto da licença "120 dias" outros dizem que so tenho direito as 20 dias normais, alguem me poderia dar uma ajuda sobre isso? agradeçia ja procurei no codigo de trabalho nao encontro

muito obrigado!

Respondido por Beatriz Madeira no tópico dias de licença

16 Dez. 2010 16:17 - 28 Mar. 2024 19:57 #1323
Em matéria de parentalidade, o Código do Trabalho é "soberano". Ou seja, qualquer trabalhador, seja militar ou não, desde que tenha um contrato de trabalho ou vínculo laboral, tem direito àquilo que está definido no Código do Trabalho. Pela informação que temos, mesmo que a sua mulher não tenha efetuado descontos, tem direito a gozar a licença parental.

Mãe - Obrigatório: 6 semanas após o parto
Pai - Obrigatório: 5 dias seguidos imediatamente após o parto + 5 dias durante os 30 dias a seguir ao parto (que podem não ser seguidos) + 10 dias seguidos ou interpolados (não seguidos) durante a licença da mãe

Podem escolher:
- 120 dias mãe (remunerada a 100%)
- 150 dias (licença partilhada mãe + pai - remunerada a 100%)
- 150 dias mãe (remunerada a 80%)
- 180 dias mãe (licença partilhada mãe + pai - remunerada a 83%)