Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Todas as dúvidas sobre os direitos da parentalidade no código do trabalho podem ser colocadas aqui.

licença paternal

licença paternalfoi criado por Pedro Ferreira

18 Nov. 2010 13:03 #1073
Gostaria de ser esclarecido do seguinte:
Trabalho como vigilante, e agora no fim do mês vou ser pai,e queria gozar a licença parental inicial exclusiva ao pai, a entidade patronal "deixa-me gozar os 5 dias logo ao nascimento ao filho,mas em relação aos outros dias ( 5 dias mais 10 facultativos)posso gozar mas qem marca esses dias é a entidade patronal!!
è legal? que posso fazer?
Grato pela atenção

Respondido por Beatriz Madeira no tópico licença paternal

18 Nov. 2010 13:16 #1080
O artigo 43 do Código do Trabalho português em vigor diz que: "1 — É obrigatório o gozo pelo pai de uma licença parental de 10 dias úteis, seguidos ou interpolados, nos 30 dias seguintes ao nascimento do filho, cinco dos quais gozados de modo consecutivos imediatamente a seguir a este. 2 — Após o gozo da licença prevista no número anterior, o pai tem ainda direito a 10 dias úteis de licença, seguidos ou interpolados, desde que gozados em simultâneo com o gozo da licença parental inicial por parte da mãe. (...) 4 — Para efeitos do disposto nos números anteriores, o trabalhador deve avisar o empregador com a antecedência possível que, no caso previsto no n.º 2, não deve ser inferior a cinco dias.".