Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Aqui poderá colocar as suas dúvidas e/ou questões sobre salários e retribuições.

Subida de categoria

Subida de categoriafoi criado por Ana Costa

11 Jan. 2013 19:15 #6810
Boa tarde, precisava de ajuda em relação a um problema que tenho no meu local de emprego. Trabalho numa IPSS a dez anos, sou monitora de C.A.O. com um horário de trinta e oito horas cinco dias por semana, na área do socialmente útil,no inicio deste ano lectivo em Setembro pedi a minha subida de categoria que não me foi dada alegando a crise,apesar do bom efectivo serviço, tenho insistido no assunto e nada, até que me propuseram dar essa subida mas sem os retroactivos, para além disso não tem sido pagas as diuturnidades, alegando o mesmo facto. terei o direito aos retroactivos que me são devidos? o que poderei fazer para recuperar o que perdi?
pode o Director fazer isto? gostaria que me ajudassem porque não sei o que fazer nem como me defender neste caso. desde já fico muito agradecida por um esclarecimento.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Subida de categoria

16 Jan. 2013 10:24 - 04 Nov. 2023 13:17 #6839
Cara Ana Costa, bom dia.

Sendo possível efetuar a subida de categoria, receberá em conformidade a partir do momento em que esta for promulgada. Se for promulgada com efeitos a partir de Setembro passado, receberá os retroativos, se não, receberá de acordo com a nova categoria a partir da data de efeito da promulgação.

Relativamente às diuturnidades, caso façam parte da política de remuneração da entidade, tem direito a recebê-las. Dependendo de qual seja a sua postura face "à crise", poderá aceitar que não as recebe (quem sabe, possibilitando a manutenção do seu posto de trabalho) ou poderá fazer queixa junto da ACT*, no sentido de ver reposta a situação (consciente de que possa vir a sofrer possíveis consequências).

Como fala em "defesa", a sugestão que lhe damos, antes de atuar no sentido da queixa, é que consulte a ACT* para obter respostas às dúvidas que tem e clarificar formas de ação que não tenham implicações diretas no seu posto de trabalho.


* ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho
- Esclarecimentos presenciais nas Lojas do Cidadão e nos Centros Locais, Pedido de esclarecimento escrito, Serviços desconcentrados e Queixa on-line em portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx
Ultima edição : 04 Nov. 2023 13:17 por Pedro Ferreira.

Respondido por Ana Costa no tópico Subida de categoria

17 Jan. 2013 17:58 #6888
Desde já agradeço pela ajuda em clarificar estas dúvidas que tinha.
Muito obrigada.

Respondido por Mário_Silva no tópico Subida de categoria

17 Jun. 2015 11:22 #13877
Olá bom dia.

Tenho o mesmo problema que a Ana Costa, gostaria de saber se existe algum modelo de carta para enviar à "Mesa Administrativa" a pedir a minha subida de categoria?
Obrigado

Mário Silva

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Subida de categoria

15 Jul. 2015 22:36 #14186
Caro Mário Silva, boa noite.

Não conhecemos ou encontrámos nenhum modelo adequado à sua situação. Pensamos que possa socorrer-se de um texto simples, nos seguintes moldes:

Local
Data

Assunto

Exmos. Senhores,

Eu, (nome completo), trabalhador nesta empresa, (designação comercial da empresa), com vínculo (com/sem termo) desde (data), venho por este meio e de acordo com o disposto no (referir documento), e por me encontrar na (indicar categoria e nível/grau) há (indicar nr de anos) anos, solicitar a apreciação de pedido de subida de categoria profissional, passando de (indicar nível/grau) para (indicar nível/grau), com a inerente alteração de remuneração e/ou benefícios associados.

Agradecendo antecipadamente a V/ atenção a este assunto, apresento os meus cumprimentos.

(espaço para assinatura)

(nome conforme assinatura)
Tempo para criar a página: 0.364 segundos