Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Aqui poderá colocar as suas dúvidas e/ou questões sobre salários e retribuições.

Desconto de Faltas injustificadas

Desconto de Faltas injustificadasfoi criado por Jomalopes

25 Fev. 2015 12:00 #13395
Bom dia

Durante o ano de 2014, tive várias faltas injustificadas, mas com a anuência do meu chefe, pois sempre que saia mais cedo, pedia sempre autorização, autorização essa que me era concedida.

Este mês de Fevereiro de 2015!!! descontaram-me essas faltas todas (11 dias Uteis). Descontaram-me faltas de Abril de 2014, Maio 2014, Agosto... Ou seja em vez de receber o ordenado de 500 Euros, recebi um cheque com pouco mais de 100 Euros!!!!!

É legal descontarem as faltas passado quase 1 Ano????, não tem de ser feito no recibo de salário, imediatamente a seguir???

Tenho urgencia numa resposta, ou indicação de apoio. Obrigado

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Desconto de Faltas injustificadas

25 Fev. 2015 14:15 #13400
Caro Jomalopes, boa tarde.

Se as faltas tiveram a "anuência do (s)eu chefe" e se, como diz, obteve sempre a devida autorização para "sai(r) mais cedo", então as faltas não podem ser descontadas ou, pelo menos, deveriam ter sido descontadas na altura.

O empregador tinha obrigação de informá-lo que iria ter um registo de falta injustificada e que essa falta seria descontada no ordenado, para que lhe fosse possível perceber que isso iria acontecer sempre que saísse mais cedo e poder optar por parar, ou continuar, a sair mais cedo.

Para se aconselhar melhor, deixamos-lhe a sugestão de que contacte a ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho(1) ou um advogado, no sentido de saber quais os seus direitos neste caso.


(1) Contactos da ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho:
1. Presencialmente nas Lojas do Cidadão (nem todas têm atendimento da ACT) - ver localidade/morada em www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/lojacidadao
2. Presencialmente nos Centros Locais - ver serviços desconcentrados em www.act.gov.pt/%28pt-PT%29/SobreACT/Cont...Paginas/default.aspx
3. Online por escrito em www.act.gov.pt/%28pt-PT%29/Itens/Contact...Paginas/default.aspx
4. Pelo número 707 228 448, nos dias úteis das 9h30-12h30 e das 14h00-17h30
Tempo para criar a página: 0.243 segundos