Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Aqui poderá colocar as suas dúvidas e/ou questões sobre salários e retribuições.

Aumento salario minimo

Aumento salario minimofoi criado por joana_almeida1

27 Set. 2014 19:23 #12098
Boa tarde..

Estou desde 2008 a trabalhar 6 horas/dia (com a designação full time no contrato de trabalho) por 426 euros (penso que seria o salario minimo nesse ano).
O meu contrato refere apenas aquele valor e não o termo "salario minimo".
Estou a executar as mesmas funções e a receber esse mesmo salario base até hoje.
Vinha deste modo, perguntar se já deveria ter sido aumentada? ou se nao fui será por estar apenas a trabalhar 6 horas dia?
Os colegas que trabalham 8 horas/dia nas mesmas funções recebem 550 euros base e nunca foram aumentados por estarem acima do Salario Minimo.
No entanto, se eu for aumentada com esta atualização e eles não, o meu valor/hora irá ser diferente dos deles para as mesmas funções, certo?

Cumps, e obrigado pelo vosso tempo.
Joana

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Aumento salario minimo

30 Set. 2014 12:28 - 07 maio 2023 20:19 #12132
Cara Joana, bom dia.

O salário mínimo nacional que, em 2008, era efetivamente de 426 Eur, atualizou-se, sendo atualmente 485 Eur e passando, a partir de 1 Outubro do corrente ano, a ser de 505 Eur (ver notícia em sabiasque.pt/trabalho/noticias/2285-sala...uros-em-outubro.html ).

O valor de remuneração correspondente ao salário mínimo nacional não tem que ser referido como "salário mínimo nacional" no contrato para que seja obrigatória a sua atualização. Em 2008 esse valor correspondia ao salário mínimo nacional, o que já não é verdade neste momento, pelo que o valor da sua remuneração deve se atualizado.

A resposta à questão que nos coloca - "se eu for aumentada com esta atualização e eles não, o meu valor/hora irá ser diferente dos deles para as mesmas funções" - é afirmativa, haverá valores de remuneração diferentes para as mesmas funções.

Para haver proporcionalidade, recebendo os seus colegas 550 Eur, teria que receber 412,50 Eur; recebendo 426 Eur, os seus colegas deveriam receber 568 Eur. Se a sua remuneração for atualizada para 505 Eur, a proporcionalidade continua a não existir porque os seus colegas deveriam passar a receber 673 Eur.
Ultima edição : 07 maio 2023 20:19 por Pedro Ferreira.

Respondido por joana_almeida1 no tópico Aumento salario minimo

30 Set. 2014 18:14 #12174
Obrigado pela rapida resposta..

Joana
Tempo para criar a página: 0.286 segundos