Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Utiliza esta área para colocar questões gerais sobre o código do trabalho.

Rescisão de Contrato de Estágio

Rescisão de Contrato de Estágiofoi criado por pedroperestrelo

30 Abr. 2013 13:03 #7894
Boa tarde a todos,

Sou Estagiário numa Fundação, através da medida Passaporte Emprego, desde 1 de Março, dia em que assinei um contrato de trabalho válido por 6 meses. Ao longo destes dois meses senti na pele o ambiente de tensão que se vive neste local, e da instabilidade que as pessoas vivem, fruto de uma administração severa e intolerante perante os seus colaboradores . O dia em que educadamente pedi para que não me falassem dessa maneira pois também merecia respeito, foi o dia do príncipio do fim. Ontem chegou por fim a denuncia de contrato, a qual o IEFP irá analisar. Pode um estágio ser interrompido desta forma? Agradeço qualquer ajuda. Muito obrigado.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Rescisão de Contrato de Estágio

30 Abr. 2013 14:59 #7898
Caro Pedro Perestrelo, boa tarde.

Um contrato de estágio deve ser considerado um "contrato de trabalho". Para todos os efeitos o estagiário é um trabalhador que está a aprender um "ofício", que tem funções especificadas e responsabilidades associadas. Um estágio pode ser interrompido, tal como um trabalhador pode ser despedido por inadaptação ou durante o período experimental, por exemplo.

Sugerimos-lhe que leia o seu contrato de estágio para verificar o que vem definido em matéria de denúncia de contrato, inadaptação ou rescisão durante o período experimental, e os termos da "da medida Passaporte Emprego", no sentido de perceber o contexto e de como a sua situação poderá vir a ser analisada.