Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Utiliza esta área para colocar questões gerais sobre o código do trabalho.

Suspensão e financiamento da formação

Suspensão e financiamento da formaçãofoi criado por Pedro Ferreira

24 Jun. 2010 09:31 #329
Bom dia,
Sou vigilante, e actualmente encontro-me a regime de efectividade numa empresa. Para exercer as funções necessito obrigatoriamente do cartão de vigilante privado, e por norma, os encargos para a formação de renovação do cartão ficam ao encargo das empresas para quem os vigilantes trabalham. Acontece que, há uns tempos a minha empresa colocou uma circular no posto de trabalho iformando os vigilantes que para continuarem a exercer as funções na empresa teriam de suportar os custos totais da formação bem como arranjar uma instituição para frequentar o curso para a renovação do cartão profissional de vigilante. Entretanto fiz a formação e neste momento o processo está na PSP a aguadar que seja concluido, mas enquanto isso, a validade do meu cartão expirou e num destes dias o meu chefe comunicou-me (verbalmente e sem testemunhas) que estava suspenso até apresentar há empresa uma guia (fornecida pela PSP) em como o meu processo já estava concluído, para assim
poder continuar a exercer funções. Entretanto fiquei de baixa, e ontem recebi uma carta da empresa para ir a uma junta médica.
Por tudo isto, desconfio que a empresa quererá despedir-me por justa causa (por acumulação de faltas injustificadas), visto não me deixar entrar ao serviço nem me dando 1 doc. a assinar dizendo que estou suspenso...
As minhas questões são:

Se a junta médica me mandar trabalhar, eu apresentar-me ao serviço e o meu chefe não permitir, como devo proceder... chamar a polícia, tentar arranjar testemunhas para o que me for comunicado verbalmente, pedir 1 doc. para assinar em como estou suspenso?

Não deveria ser a empresa a suportar os custos da referida formação?

Actualmente, existe no mesmo posto de trabalho outro colega na mesma situação que eu relativamente ao cartão(inclusive fez a formação comigo)... mas a empresa nada fez, e o mesmo continua a exercer as funções de vigilante diariamente.
Peço desculpa pelo "relatório" extenso, e agradeço imenso a atenção dispensada.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Suspensão e financiamento da formação

30 Jun. 2010 10:42 #355
O caso que expõe é claramente matéria para contactar a ACT ou o Ministério do Trabalho. Sugerimos que ligue para o número 218 401 012 e que exponha a situação no sentido de perceber os seus direitos e deveres como trabalhador e como proceder para ver "justiça feita".
Tempo para criar a página: 0.308 segundos