Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Utiliza esta área para colocar questões gerais sobre o código do trabalho.

Discriminação no trabalho(função pública)

Discriminação no trabalho(função pública)foi criado por MarinhoMaia

07 Jun. 2016 16:50 #15156
Trabalho numa Câmara há 15 anos (11 com um mandato e os últimos 3 com outro) durante 11 anos estive a contrato, sentia-me injustiçada por ver pessoas com 2/3anos de casa a entrar e eu sempre a ficar para trás porque não queria ir por caminhos que não são os meus, isso acabou por ser ultrapassado e entrei (mas não foi pelo meu mérito no trabalho que resolvi…)

Com os novos governantes vi-me a ser expulsa(não tenho qualquer ligação a política) do meu local de trabalho e a tirarem-me a minha profissão (fui enviada para um sector onde passei a exercer outras funções e a ver a minha carreira para trás, a deitar fora os anos que tanto lutei por um curso/Topografa para andar na rua a fotografar caixas das águas..) mas o mais grave foi colocarem-me numa sala com 5Homens em que 3 deles decidiram massacrar-me diariamente porque achavam que eu ao mudar tinha que ser empregada deles e como eu tentei manter a minha postura de “só mudei de sitio, continuo a ser a mesma profissional” não tenho que sujeitar-me a “beija pés” de colegas que já estavam nesse departamento (outros que decidiram ceder porque acharam que iam mais longe por esse caminho) tudo isto deu origem a uma baixa medica (a qual o medico me aconselhou a fazer uma queixa por “assedio no trabalho”, em que decidi passado 3 meses voltar p trabalho e se continuasse… ai sim avançava com a queixa. Quando regressei estavam mais calmos (talvez por informação que tiveram) e decidi não avançar.

Passado uns meses o Presidente decide dar telemóveis…então decide discriminar-me perante os restantes 5Homens, fez questão de me dar um telemóvel baixa gama”nokia 320 10” e aos restantes um “Samsung galaxy” com acesso a internet, o importante não é os exemplos dados ou o valor das coisas mas sim o acto praticado ( o Presidente já tinha conhecimento do motivo da minha baixa, mas mesmo assim decidiu aliar-se aos supostos “agressores” garanto-vos que nunca tive uma discussão com o Presidente, a única coisa que fiz foi manter a minha dignidade)

Bem, hoje aconteceu-me outra situação que penso tratar-se mais uma vez de discriminação, em 13 de Abril 2016 envio por escrito um pedido de “desfasamento de horário” meu chefe assina e até hoje não recebi resposta do presidente/vereadora, até aqui tudo normal, o anormal foi quando um desses 5 homens teve conhecimento do meu pedido enviou também (passado 21 dias do meu ser enviado) e já aprovaram!!!!

(Peço desculpa pela minha falta de jeito pela escrita, tenho mais queda para números…)

Acham que posso considerar discriminação no trabalho??Acham que posso recorrer alguma autoridade???

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Discriminação no trabalho(função pública)

30 Jun. 2016 10:54 #15284
Pode, num primeiro passo, consultar as seguintes entidades:

ACT – AUTORIDADE PARA AS CONDIÇÕES NO TRABALHO
CITE – COMISSÃO PARA A IGUALDADE NO TRABALHO E NO EMPREGO
CIG – COMISSÃO PARA A CIDADANIA E A IGUALDADE DE GÉNERO

Contactos em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html

Depois verá o que fazer, de acordo com as respostas que obtenha das entidades.
Tempo para criar a página: 0.289 segundos