Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Utiliza esta área para colocar questões gerais sobre o código do trabalho.

Acidente de carro em nome do patrão

Acidente de carro em nome do patrãofoi criado por marianapcm

09 Out. 2014 21:28 #12212
Bom dia,

Há tempos tive um bati com o carro do meu patrão por trás de uma carrinha de caixa aberta, simplesmente por não ter conseguido travar a tempo de o evitar (estava a cumprir todos os limites e regras de condução segura). Estou a estagiar e no meu contrato diz que sou responsável pelos danos causados aos bens da empresa. Contudo, o carro do meu patrão está em nome dele e não no nome da empresa. Acabámos por pagar o arranjo a meias. Contudo, agora o meu patrão quer-me obrigar a assinar uma declaração a dizer que me responsabilizo totalmente pelos danos causados ao carro que possam vir a ocorrer durante a minha condução. Ele não quer pôr seguro contra todos os riscos.
As minhas questões são:
Sou obrigada a assinar esse papel?
Sou obrigada a remunerar o meu patrão por um acidente de trabalho que ocorreu num automóvel que não está no nome dele mas sim no nome da empresa?
Caso venha a ser despedida por não querer assinar o dito papel, existe alguma forma de retaliação?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Acidente de carro em nome do patrão

14 Out. 2014 15:21 - 04 Nov. 2023 12:51 #12238
Cara marianapcm, boa tarde.

Não é obrigada a assinar nada, nem a "remunerar o (seu) patrão por um acidente de trabalho que ocorreu num automóvel que não está no nome dele mas sim no nome da empresa".

Quanto ao despedimento e outras possíveis consequências, assim como formas de retaliação, sugerimos-lhe que consulte a ACT ( portal.act.gov.pt ) e/ou um advogado.
Ultima edição : 04 Nov. 2023 12:51 por Pedro Ferreira.

Respondido por marianapcm no tópico Acidente de carro em nome do patrão

15 Out. 2014 16:09 #12261
Obrigada pela resposta Beatriz.

Um reparo: o carro está no nome do meu chefe e não no nome da empresa. Este facto muda alguma coisa?

Obrigada pela atenção!

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Acidente de carro em nome do patrão

28 Out. 2014 14:17 #12395
Cara marianapcm, boa tarde.

Mais "força" tem o argumento que lhe apresentámos. É como se fosse um empréstimo particular.
Tempo para criar a página: 0.270 segundos