Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Utiliza esta área para colocar questões gerais sobre o código do trabalho.

Inicio de estágio profissional

Inicio de estágio profissionalfoi criado por blinguee

14 Set. 2014 13:26 #11952
Boa tarde.
Foi me proposto realizar um estágio profissional mas como a aprovação dos mesmos está atrasada o empregador sugeriu-me começar já e até receber aprovação ele encarrega-se de me pagar tudo a que tenho direito.

À primeira vista não me parece haver aqui nenhum problema mas gostava da vossa opinião até porque surgiu-me a dúvida: aceitando eu esta situação como é depois por causa dos descontos? O que posso fazer?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Inicio de estágio profissional

28 Out. 2014 12:45 #12381
Caro/a blinguee, boa tarde.

Por esta altura já terá, provavelmente, tomado uma decisão, mas deixamos-lhe uma informação útil. Digamos que, na situação que descreve, não está completamente "descalço". Se confiar no empregador ele terá, da mesma forma, que confiar em si.

Ora então, confiando que o empregador lhe apresentará um contrato mais tarde, porque esta é a base da vossa relação que não deve ser "traída" por nenhuma das partes, caso haja algum "problema", o facto de não ter um contrato escrito pode reverter a favor do trabalhador que, passados 90 dias consecutivos iniciais (3 meses equivalentes ao período experimental "geral") passa a efetivo, ou seja, fica em situação contratual equivalente à de um trabalhador com contrato sem termo.

No entanto, para que esta situação seja verdadeira, é preciso ter atenção se o empregador está a fazer os descontos para a Seg. Social (dele e do trabalhador) ou seja, se registou o trabalhador desde o 1º dia de trabalho, "ativando" a carreira contributiva do trabalhador. Para verificar isto será preciso consultar a Seg. Social diretamente.
Tempo para criar a página: 0.270 segundos