Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Utiliza esta área para colocar questões gerais sobre o código do trabalho.

Monoparentalidade e trabalho

Monoparentalidade e trabalhofoi criado por arb

19 Jun. 2014 16:10 #11455
Boa tarde! Gostaria, se possível, que me esclarecessem algumas questões.
Sou militar e mãe solteira de uma criança de 2 anos. Eu e o pai não estamos juntos mas ele sempre me apoiou, não é essa a questão.
A intituição militar onde estou não tem nada contemplado que proteja pais na mesma situação que eu de, por exemplo, nomeações para destacamentos ou outras situações que pressuponham a ausência prolongada e consecutiva. Deparo-me, neste momento, com uma situação dessas, em que fui destacada para, no princípio da próxima semana, ir para outra cidade, e lá ficar a semana toda. Onde estou colocada, não tenho qualquer suporte familiar, pois estou a 130 km da minha terra natal e, neste momento, o pai também já não se encontra aqui, pois por motivos profissionais também teve de ir viver longe. Existe algo na nossa legislação que me proteja contra este tipo de nomeações e exigências da minha entidade patronal?
Outra situação que se está a passar tem a ver, exactamente, por não possuir neste momento qualquer tipo de suporte familiar onde me encontro, mas também por ser incomportável continuar a pagar uma renda de uma casa e a creche do meu filho. Nesse sentido irei mudar-me daqui a alguns meses, para a minha terra natal, onde irei novamente para a casa da minha família por forma a não ter de pagar renda e onde os custos com a educação do meu filho serão bem menores.
A questão é que continuo colocada a 130 km de onde irei residir e a minha especialidade, supostamente, não tem colocação em mais unidade nenhuma da minha instituição, daí não poder pedir transferência para uma unidade mais perto.
O que é certo é que, das duas uma, ou fico aqui a semana toda, longe do meu filho, ou terei de fazer diariamente duas viagens de 130 km. Gostaria de saber, também, se existe algo legislado a este nível, se existe algo em que me possa fundamentar para exigir uma transferência para mais perto da minha residência.
Procurei no código trabalho e não encontro nada legislado para estas situações. Gostaria, se possível, que me pudessem ajudar. Obrigada!

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Monoparentalidade e trabalho

08 Jul. 2014 18:32 #11678
Cara arb, boa tarde.

Efetivamente, o Código do Trabalho em vigor (aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, com alterações posteriores, que pode consultar em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ) não regulamenta situações de monoparentalidade de militares.

Podemos sugerir-lhe que consulte as seguintes entidades e que lhes coloque as mesmas questões:

CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego
Linha Verde: 808 204 684 de 2ª a 6ª feira das 10h30-12h30 e das 14h30-16h30
Atendimento presencial por marcação pelo nr. 217 803 709
Morada: Rua Viriato 7 - 1º, 2º e 3º andares, 1050-233 Lisboa

CIG - Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género
Av. da República, 32, 1º, 1050-193 Lisboa | Portugal
Tel.: (+351) 217 983 000 | Fax: (+351) 217 983 098
E-mail : cig@cig.gov.pt
Outros contactos em www.cig.gov.pt/contactos/

Respondido por tcsj no tópico Monoparentalidade e trabalho

24 Jul. 2014 16:16 #11770
Boa tarde,

Após ler este tópico verifiquei que referiu não existir nada no código do trabalho não regula as situações de monoparentalidade de militares. Tenho procurado e não consigo encontrar nada que regule esta situação para não militares.
Ou seja sendo eu família monoparental com 2 filhos menores em que o pai se encontra a trabalhar/residir a 200km da minha residência, estarei eu protegida de ser mobilizada para outra localidade ou fazer trabalho nocturno??
Tempo para criar a página: 0.507 segundos