Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Utiliza esta área para colocar questões gerais sobre o código do trabalho.

Código do trabalho - Formação

Código do trabalho - Formaçãofoi criado por Pedro Ferreira

19 Nov. 2010 18:13 #1101
Boa tarde,

Gostaria de saber qual o artigo(s) do código do trabalho relativo à obrigatoriedade de formação para Manobradores (condutores de empilhadores ou outras máquinas).

Grato pela atenção
Melhores cumprimentos

Raimundo Queiroz

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Código do trabalho - Formação

22 Nov. 2010 14:43 #1111
Não existe uma cláusula no Código do Trabalho que respeite à "obrigatoriedade de formação para Manobradores (condutores de empilhadores ou outras máquinas)".

Mas existe, relativamente à formação profissional, a seguinte informação no Código do Trabalho:

Artigo 128.º - Deveres do trabalhador
1 — Sem prejuízo de outras obrigações, o trabalhador deve: d) Participar de modo diligente em acções de formação profissional que lhe sejam proporcionadas pelo empregador;

Artigo 131.º - Formação contínua
2 — O trabalhador tem direito, em cada ano, a um número mínimo de trinta e cinco horas de formação contínua ou, sendo contratado a termo por período igual ou superior a três meses, um número mínimo de horas proporcional à duração do contrato nesse ano.

Artigo 133.º - Conteúdo da formação contínua
1 — A área da formação contínua é determinada por acordo ou, na falta deste, pelo empregador, caso em que deve coincidir ou ser afim com a actividade prestada pelo trabalhador.

O Código do Trabalho é aplicável caso não esteja em vigor um Contrato Colectivo de Trabalho (CCT) ou regulamentação específica da empresa/sector que determinem formas de actuação diferentes. A leitura da informação constante nesta mensagem não invalida a leitura integral dos artigos mencionados ou da secção correspondente do Código do Trabalho português em vigor. Disponível para consulta e/ou download nos artigos Novo Código do Trabalho entra em Vigor Dia 17 de Fevereiro ou Novo Código do Trabalho .
Tempo para criar a página: 0.248 segundos