Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

Retomar subsidio de desemprego

Retomar subsidio de desempregofoi criado por Luis Miguel

19 Nov. 2012 16:44 - 19 Nov. 2012 18:09 #6366
Boa tarde,

Em Maio comecei a receber subsidio de desemprego, que suspendi cerca de 1 mes depois, por me ter surgido uma oportunidade de trabalho temporario de 6 meses. Vou terminar agora esse periodo, pelo que terei que retomar o subsidio. Da parte da entidade patronal, disseram-me que nao e necessario o modelo 5044, mas apenas uma carta da entidade patronal a informar o final do contrato, para entregar no IEFP. Podem me informar sobre isto, por favor?
Ultima edição : 19 Nov. 2012 18:09 por Beatriz Madeira.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Retomar subsidio de desemprego

19 Nov. 2012 18:07 - 24 Jun. 2023 11:51 #6370
Caro Luís Miguel, boa tarde.

Muito embora a página da Seg. Social (em http www2 seg-social.pt/left.asp?03.07.01.04.03) refira que "(...) o beneficiário deve apresentar a declaração do empregador comprovativa da situação de desemprego involuntário." (em "SUSPENSÃO"), e que isto possa levar à interpretação que o seu empregador lhe refere, o procedimento legal em vigor é que o empregador lhe entregue, por sua solicitação, o formulário sobre "Situação de Desemprego" (modelo nr. 5044 da Seg. Social) para que possa proceder à sua entrega nos serviços da Seg. Social ou do (seu) Centro de Emprego, tal como fez para requerer inicialmente o subsídio em causa.
Ultima edição : 24 Jun. 2023 11:51 por Pedro Ferreira.

Respondido por filipevicente no tópico Retomar subsidio de desemprego

29 Jul. 2013 13:02 #8805
Estou numa situacao um pouco diferente e gostaria de saber o seguinte:

Estive a receber subsidio de desemprego e interrompi o mesmo por ter vindo trabalhar para o estrangeiro. A minha questao e': voltando para Portugal terei direito a reativar o subsidio?

Obrigado

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Retomar subsidio de desemprego

29 Jul. 2013 15:03 - 24 Jun. 2023 11:49 #8808
Caro Filipe Vicente, boa tarde.

A resposta é afirmativa se o período de atribuição ainda não esgotou. Apenas poderá retomar o subsídio se o prazo de atribuição for além da data em que volta a estar desempregado, ou seja, se o prazo do subsídio ainda estiver em vigor e apenas até ao final do dito prazo.

Caso o prazo do subsídio de desemprego tenha terminado, dependendo do país onde se encontra a trabalhar, e conforme seja a situação, uma vez de regresso a Portugal poderá verificar se pode requerer uma nova atribuição de apoio social no desemprego.

Informação sobre mobilidade internacional a partir de seg-social.pt/mobilidade-internacional
Ultima edição : 24 Jun. 2023 11:49 por Pedro Ferreira.

Respondido por zegomes no tópico Retomar subsidio de desemprego

29 Jul. 2013 18:31 #8823
Fiquei desempregado no final de 2012, foi-me atribuído um subsidio de desemprego de cerca de 1 ano e meio. Em Janeiro pedi a suspensao do subsidio porque, comecei a trabalhar num emprego temporário, que vai terminar agora no dia 2 de Agosto, com o qual me irão pagar pelas ferias nao gozadas etc, e deram-me a carta pro fundo de desemprego. Ja me disseram que ainda antes do dia 2, devo assinar um contrato com visto o regresso á empresa no dia 26 de Agosto. Posso agora retomar o subsidio durante esse tempo que estarei desempregado? Qual o procedimento? Basta ir á Seguranca Social, ou tenho que ir também ao Centro de Emprego? Caso tenha que ir ao centro de emprego, o Balcão/fila/procedimento é o mesmo que se fosse pra fazer nova inscrição?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Retomar subsidio de desemprego

30 Jul. 2013 09:36 #8828
Caro Zé Gomes, bom dia.

No seu caso, aplica-se igualmente o que dissemos em cima: a resposta é afirmativa, poderá retomar o subsídio no período "entre trabalhos" (de 2 a 26 Ago), se o período de atribuição do subsídio ainda não esgotou. Apenas poderá retomar o subsídio se o prazo de atribuição do subsídio ainda estiver em vigor e apenas até ao final do dito prazo.

O procedimento para retomar o subsídio é idêntico ao do pedido, ou seja, deve ir à Seg. Social ou ao Centro de Emprego (a uma destas, não precisa de ir a ambas) entregar o formulário que o empregador lhe entregou, tal como se fosse um primeiro pedido (ou "nova inscrição", como lhe chama).
Os seguintes utilizadores Agradeceram: zegomes

Respondido por zegomes no tópico Retomar subsidio de desemprego

30 Jul. 2013 22:56 #8846
Muito obrigado pela rapidez na resposta :)
De certeza que me basta ir a um dos sitios? Por exemplo: basta-me ir á segurança social?
É que quando fiz o primeiro pedido tive que ir ao centro de emprego, pois tinha que estar inscrito no centro de emprego para me darem o subsidio. Quando fui suspender é que só tive que ir á segurança social.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Retomar subsidio de desemprego

31 Jul. 2013 12:11 #8853
Caro Zé Gomes, bom dia.

Deveria bastar ir a um dos sítios, já que estão tão "articulados", mas tem razão, se for entregar o formulário à Seg. Social, então deverá ir também inscrever-se no Centro de Emprego. Se for entregar o formulário ao Centro de Emprego, pode inscrever-se lá diretamente, não sendo necessário ir à Seg. Social.

Respondido por Nuno12 no tópico Retomar subsidio de desemprego

25 Ago. 2014 22:39 #11879
boa noite tenho uma questao ao qual ninguem sabe responder, estava a receber o fundo de desemprego e arranjei um trabalho a 5 de junho e a 26 de junho tinha sido dispensado do trabalho visto estando ainda á experiencia e a firma so me deu o comprovativo da seguranca social a 13 de agosto e nesse dia fiz a inscriçao no centro de emprego, gostava de saber s vou receber a partir de 26 junho dia em que a firma deu conhecimento á segurança social ou a partir de 13 de agosto dia que fiz a inscrição no fundo de desemprego, obrigado

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Retomar subsidio de desemprego

29 Out. 2014 14:29 #12440
Caro Nuno, boa tarde.

Em princípio, deverá receber a partir do dia em que o empregador "deu baixa" do trabalhador, ou seja, 26 Junho.
Tempo para criar a página: 0.291 segundos