Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

Período de experiência sem contrato assinado - subs. desemprego

Período de experiência sem contrato assinado - subs. desempregofoi criado por emonteiro1974@gmail.com

03 Mar. 2016 17:36 #14815
Boa tarde. Fiquei desempregada há coisa de um mês, requeri o subsidio de desemprego, tudo direitinho. Há uma semana e tal respondi a um anúncio e fui contactada pela empresa para começar a trabalhar e assinar contrato de 6 meses. Feliz da vida! Estive a semana passada toda a trabalhar, de segunda a sexta, ou melhor a ter formação pelas colegas e a aprender a função! A meio da semana contactei o centro de emprego para suspender o subsidio de desemprego, tal como é suposto, uma vez que já tinha arranjado trabalho.

Chegou a sexta-feira e sem contrato nenhum assinado, embora prometido, disseram-me que na semana seguinte não iria trabalhar pois estava em fase experimental e que me iriam ligar na sexta-feira seguinte a informar se fui seleccionada ou não. Fiquei completamente desiludida e chateada, pois em momento algum me informaram que isto poderia acontecer, não estava a contar, e, porque esta empresa tem um histórico duvidoso, acho que andam a brincar com as pessoas! Até porque isto não faz sentido nenhum, em 5 dias vão analisar as pessoas correctamente?? Soube por portas travessas que não me iriam mesmo contratar e sim outra pessoa. (cunhas)

Contatei ACT e centro de emprego, que me informaram que a empresa tem de me entregar o modelo 5044 para requerer novamente o subsidio desemprego. Mas não fiquei completamente esclarecida e satisfeita com o atendimento destas entidades, parece que uma pessoa é que tem culpa do que aconteceu.

A minha questão é: sem contrato nenhum assinado, que documentos é que tenho de trazer mesmo? tenho de assinar o que? Irei em breve à empresa tratar disto mesmo e para se justificarem! Além disso estive os 5 dias a trabalhar e terão de pagar essa semana!
Por causa destes míseros 5 dias agora, provavelmente terei de estar a espera mais tempo pelo subsidio de desemp. que entretanto não cheguei a receber. Mais valia estar quieta!

Obrigada.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Período de experiência sem contrato assinado - subs. desemprego

18 Abr. 2016 14:59 #14952
Terá que solicitar à empresa o tal formulário 5044 sobre situação de desemprego. Atenção ao motivo que assinalam para justificar a sua saída, que seja por culpa da empresa e não por decisão do trabalhador. Basta que lhes diga que não quer continuar para que assinalem que foi culpa do trabalhador, ficando sem direito a requerer/retomar o subsídio... Está "embrulhada" porque já comunicou o "novo" emprego ao centro de emprego para suspender o subsídio sem que tenha havido propriamente contratação e se disser que "não quer ficar" ou que "não quer trabalhar ali" ou que "não quer trabalhar naquelas condições" e isso ficar registado no tal formulário, fica sem subsídio.
Tempo para criar a página: 0.330 segundos