Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre o acesso aos subsídios desemprego social de desemprego.
Se procuras ofertas de emprego, consulta a nossa página de ligações úteis da área do "trabalho".

subsídio de desemprego - manuel

subsídio de desemprego - manuelfoi criado por Pedro Ferreira

13 Dez. 2015 17:32 #14626
Boa tarde. Neste momento encontro-me a receber subsídio de desemprego que terá o seu término em Fevereiro de 2017 ou seja mais 15 meses. Se arranjar agora emprego tenho de suspender o subsidio. Se daqui a 1 ano não me renovarem o contrato, o que acontece? Levanto a suspensao contando os 15 meses ainda por receber ou recomeça uma contagem de 27 meses? E se o meu emprego não passar do mês experimentar? E se eu detestar o emprego e me despedir posso levantar a suspensao do subsidio de desemprego? Muito obrigado. Miguel

Respondido por Beatriz Madeira no tópico subsídio de desemprego - manuel

16 Dez. 2015 11:04 #14641
Caro Miguel, bom dia.

A retoma do subsídio de desemprego apenas acontece se o seu contrato cessar por despedimento ou caducidade (não renovação) de contrato, ou seja, apenas em caso da responsabilidade do desemprego poder ser atribuída ao empregador; nas mesmas condições da atribuição inicial.

Quando se retoma o subsídio de desemprego não recomeça a contagem, terá direito aos meses restantes, contanto a partir da data de atribuição inicial; Fevereiro 2017 será sempre a data de término do subsídio, independentemente da duração do emprego durante o prazo de atribuição do subsídio.

Relativamente à questão sobre o "mês experimental" ou se "detestar o emprego e (se) despedir", repetimos que a retoma do subsídio de desemprego depende exclusivamente de poder atribuir-se a "culpa" do desemprego ao empregador.

Respondido por Pedro Ferreira no tópico subsídio de desemprego - manuel

16 Dez. 2015 18:20 #14643
Quer, isto dizer que se suspender o subsidio de desemprego em Dezembro de 2016, quando ele terminaria em Fevereiro de 2017 (ou seja, 2 meses depois).... se arranjar um contrato de 1 ano até Dezembro de 2017, depois nao tenho direito a sunsidio de desemprego, pois Fevereiro já passou???

Respondido por Beatriz Madeira no tópico subsídio de desemprego - manuel

17 Dez. 2015 09:30 #14648
Exatamente, uma vez terminado o prazo já não retomará o subsídio.
O que poderá acontecer é ter de fazer um novo pedido de subsídio, como fez para requerer o atual.
Tempo para criar a página: 0.299 segundos