Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Baixa de seguro e Seg. Social

Baixa de seguro e Seg. Socialfoi criado por mjoao

22 Out. 2010 13:36 #906
Boa Tarde
Estive de baixa pelo Seguro, por acidente de trabalho, desde 23/4, com incapacidade de 100%. No dia 10/8, passei a incapacidade de 10%. Como a empresa estava fechada, entrei de férias, que deveria ser até 15/9. Acontece que fui operada de urgencia (a outro problema de saude) no dia 13/9, passando a estar de baixa pela Seg. Social. Nesse mesmo dia foi enviado mail a informar a companhia Açoreana do que se estava a passar, os quais, no dia 29/9 disseram não ter conhecimento. Nesse dia voltei a enviar e fui informada que a minha situação em relação ao seguro, ficava suspenso até ter alta da Seg. Social, e depois voltava a ir a uma consulta para reativar o processo. Estou de baixa até dia 16/11, veio o 1º pagamento, e qual a minha admiração, 37 dias de baixa, veio um cheque de 304€. Da Seg. Social dizem-me que só têm descontos meus em Abril, Agosto, Sub.Férias e Ordenado (com menos 10%, do seguro).
O meu vencimento é de 690€€ mais 7€ de sub de almoço. Pelo menos deveria receber 553,15€, fora o sub de almoço, que tambem entra no vencimento. Quem me paga o resto do valor quee falta? Não houve descontos, porque etava de baixa de acidente de trabalho, que tambem nunca pagou o vencimento co o sub. de almoço. Onde tenho que me dirigir? Esta situação está correcta.
Obrigada e cumprimentos,
Mjoao

Respondido por mjoao no tópico baixa de seguro e seg social

22 Out. 2010 15:18 #907
Boa Tarde
Desde 23/4 estou de baixa por acidente de trabalho, pela Açoreana, com incapacidade de 100%. Em 10/8, este valor baixou para 10%, tendo eu voltado ao trabalho. Como a empresa estava de férias, entrei em período de férias até dia 15/9. Mas a 13/9 fui internada e operada de urgência a outro problema de saude. Avisei o seguro nesse mesmo dia via mail,o qual, dizem eles, nunca receberam, quando voltei a ligar dia 29/9. Informaram-me que iam suspender o meu pocesso até ter alta da Seg. Social, que deveria ligar para eles nessa altura. A minha baixa vai até, por enquanto, 16/11, já fui a uma junta médica. Ontem recebi o 1º cheque de 37 dias de baixa e qual o meu espanto quando vi que eram 304€. Telefonei logo e disseram-me que não tenho descontos de Abril a Julho, e que iam apenas contar com Agosto - Sub. de Férias e Ordenado (com os 10% descontados desde o dia 11 e sem vencimento até esse dia e sem sub. de almoço). O restante não me eram devidos porque não os trabalhei.
O meu vencimento é de 690€, mais 7€ de sub. de almoço, que tambem entram para descontos. Ora pelas minhas contas deveria receber cerca de 553,15€ destes 37 dias, sem contar com o sub. almoço. Quem me paga o resto? Onde me devo dirigir? Para o segurotambém não entrou o sub. de almoço para cálculo da prestação, para alem de me deverem ainda valores de transportes superiores a 100€.
Obrigado e cumprimentos,
Mjoao

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Baixa de seguro e Seg. Social

29 Out. 2010 11:39 - 04 Nov. 2023 15:39 #945
O subsídio de refeição não é considerado para efeitos de cálculo de prestação por doença. O empregador não está obrigado a pagar qualquer tipo de remuneração (salário - total ou parcial - e outras compensações) durante o tempo que o trabalhador está de baixa.

Se já contactou a Segurança Social e a Seguradora para perceber como foram feitas as contas, então resta-lhe ligar para a ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho (contactos em portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx ) ou o MTSS - Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social pela Linha de Atendimento Telefónico 218 401 012 no sentido de perceber se a situação está, efetivamente, correta.
Ultima edição : 04 Nov. 2023 15:39 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.291 segundos