Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Pagamento de dias de baixa

Pagamento de dias de baixafoi criado por Pedro Ferreira

22 Out. 2010 11:26 #904
Estive 7 dias de baixa médica, a entidade patronal descontou-me esses dias todos e a segurança Social enviou-me um cheque referente a apenas 3 dias. Será que me sabem dizer porquê?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Pagamento de dias de baixa

25 Out. 2010 16:35 #915
O empregador não é obrigado a remunerar dias de falta por doença do trabalhador, a não ser que este não tenha nenhum sistema de apoio social na doença. Uma vez que tem a Segurança Social pode, efectivamente, haver o "desconto" dos dias de baixa.

Relativamente ao pagamento pela Segurança Social, esta apenas paga a partir do 4º dia de doença, sendo que deveria ter-lhe pago o 4º, 5º, 6º e 7º dia (4 dias) e não apenas 3 dias. O valor é calculado de forma percentual relativamente à remuneração de referência do beneficiário. Em caso de doença "normal", e até 90 dias, a Segurança Social paga 65% da remuneração base do trabalhador.

Caso persistam as suas dúvidas, sugerimos que ligue para o VIA SEGURANÇA SOCIAL e lhes coloque a questão directamente. O número é o 808 266 266 e funciona todos os dias úteis das 08h00 às 22h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário.
Tempo para criar a página: 0.306 segundos