Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

esgotamento, baixa médica e segurança social

esgotamento, baixa médica e segurança socialfoi criado por catarina1

06 Out. 2010 01:55 #817
Olá,

Boa noite.

É a primeira vez que escrevo neste forum e só hoje o descobri. Pena que realmente foi só hoje, porque preciso urgentemente das respostas que poderei obter desta questão, para ficar elucidada sobre estas 'coisas' todas... E vou ser sincera desde já, não percebo nada disto, estou a falar pelo que a minha mãe me transmitia. Se alguma coisa não parecer normal/correcta, com certeza foi má explicação minha.

A minha mãe, desde Outubro do ano passado (2009) está de baixa médica devido a um esgotamento (que virou depressão). Foi ao médico e ele foi passando várias 'baixas', porque achava que ela ainda não estava pronta para ir trabalhar. Ou seja, tinha aquelas consultas periodicas. No entanto sempre tivemos a ajuda da Segurança Social. Entretando, Maio/Junho deste ano, resolveram enviar uma carta para casa a dizer que o problema da minha mãe não se resolvia ficando em casa (de baixa) ... Isto foi ela que me disse, pelas palavras dela, não me leu nenhuma carta). Retirou a ajuda e os problemas foram acomulando (e despesas também). Sem eu saber disto, fui de férias para fora do país, quando voltei, tinha 3 meses de atraso para pagar de TV+TELf, renda de 600€ para pagar, agua, gás, etc... A conta da minha mãe a ficar a negativo e eu a tentar pagar como podia com os meus quase 650€ mensais ( e varia, sou vendedora e isto tá mal).
Uma das minhas questões é... Eu não tenho dinheiro nenhum, não consigo pagar a um psicologo para a minha mãe, mal tenho dinheiro para pôr comida em cima da mesa ( só eu sei a 'fome' que tenho passado, para a minha mãe poder ter o que comer em casa e de dar de comer aos meus animais, fora os medicamentos que são precisos para um deles) e o pior disto tudo, é que a minha mãe está numa depressão, ao que me parece um pouco profunda e se eu falo do assunto ela fica irritada. Eu sei que ela não está preparada para ir trabalhar... O que acontece é que ela vai amanha, mas o estado de ansiadade dela é muito grande... E ela tem medo de uma recaída, o prórpio médico disse-lhe que era muito mau ela ter uma racaída. Ela está assustada com isso.
Já li que não existe nenhum tempo minimo/maximo (não sei) para se pôr outra baixa... Mas até que ponto, a segurança social do dia para a noite pode retirar a ajuda? Será que ela foi a alguma consulta, e pareceu ao médico que ela estava melhor? Eu não sei como as coisas se procederam, ela fica irritada só de tocar no assunto e sei que ela não está preparada para ir trabalhar amanha, embora eu tenha dado algum apoio e força para ir. É só nervosismo de '1º dia' de trabalho. Tento ser positiva e animadora.

- Para sobreviver até hoje, contei com a ajuda de amigos, que me foram emprestando dinheiro para eu pagar as contas, como a Segurança Social deixou de ajudar, a conta da minha mãe ficou a negativo, e o que ela recebe do trabalho, até hoje não deu para ficar com saldo positivo. Temos vivido á base do meu ordenado e de amigos meus.


Agradeço algum tipo de ajuda, para que possa ficar descansada! Se forem colocando questões, terei todo o gosto em responder, mas dando a informação que eu sei...
Obrigada
Cumprimentos,

Catarina Duarte, 24 anos.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico esgotamento, baixa médica e segurança social

06 Out. 2010 14:22 #821
Quando diz "resolveram enviar uma carta para casa a dizer que o problema da minha mãe não se resolvia ficando em casa (de baixa)" trata-se, provavelmente, da Segurança Social (SS) que enviou uma comunicação que diria que a sua mãe estaria apta para o trabalho. Isto é possível porque a SS faz avaliações dos casos de doença que estão sob sua alçada, havendo a "retirada" do apoio social atribuído nos casos em que a SS considera que a pessoa está apta para o trabalho. Terá a sua mãe ido a uma "Junta Médica" para esta avaliação? A SS considera que a baixa acabou, "retira" o apoio na doença e o trabalhador deve retomar o seu posto de trabalho, retomando também a sua remuneração.

Não existe, pelo que sabemos, um tempo mínimo/máximo para que o médico de família passe nova baixa, sendo que este deve fazer nova avaliação da situação/estado da sua mãe. Sugerimos que proponha à sua mãe pedir ao médico de família que a "mande" a um especialista (psicólogo ou psiquiatra, o que for mais adequado à situação/estado da sua mãe) porque o sistema nacional de saúde dispõe desta especialidade (a um preço reduzido). Poderia ser importante ela ser avaliada por um especialista, em vez de estar em baixas sucessivas pelo médico de família (que podem ser "retiradas" pela SS a qualquer altura). Este especialista poderia recomendar uma actuação diferente, de forma a poder encontrar soluções para a situação que vive.
Tempo para criar a página: 0.347 segundos