Boletim

Bem-vindo, Visitante
Nome de Utilizador Senha: Memorizar
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Nova Baixa Médica Após Junta Médica

Nova Baixa Médica Após Junta Médica 17 Jan. 2013 11:01 #6881

Boa Dia,
Preciso que, se possível, me esclareçam algumas dúvidas que tenho relativamente a uma nova baixa médica após ter sido "levantada" a anterior pela última junta médica que fiz.
Resumidamente o que se passa é que Estive de baixa desde Setembro até inícios de Janeiro por me ter sido diagnosticada uma doença que necessitou de intervenção cirúrgica em Novembro mais a sua recuperação no mês de Dezembro e juntamente o desenvolvimento do síndrome ango-depressivo derivado do desgaste físico e psicológico onde comecei a ter ataques de pânico em todo o lado. Se que a depressão desenvolvi na junção da doença com o trabalho, pois faço turnos rotativos semanalmente não tendo, por isso, um horário fixo para descansar. Foi por isso que em Setembro a minha médica de família passou-me baixa para o meu próprio bem dando-me autorização para puder sair de casa às horas que quisesse.
A questão que se coloca é que no início de Janeiro fui a uma junta médica e fizeram levantamento da baixa, pois como já tinha sido operada e já estava minimamente recuperada a doença "depressão" não é justificação para se estar em casa.
Ora se eu tomo antidepressivos mais comprimidos para dormir porque de outra maneira não consigo dormir e ainda por cima faço horários rotativos semanalmente posso pedir nova baixa médica e esta ser remunerada?
Para agravar a situação foi enviado, logo, após a decisão junta médica , uma carta escrita pela minha médica a solicitar que durante a fase de tratamento que me fosse "entregue" o horário diurno durante uns meses para não interromper tratamento coisa que eles negaram terminantemente.
Estou a ponderar em solicitar à minha médica de família que me passe a um psiquiatra pois esta situação está a desgastar-me e sinto que todo o tratamento feito até agora está a ir por água abaixo e vou voltar ao meu estado inicial.
O que posso fazer nesta situação?
Posso pedir nova baixa médica e esta ser remunerada?
Ir a um psiquiatra irá mudar alguma coisa relativamente a atestar o meu estado de saúde?
Peço desculpa pelo testamento, mas é muita coisa ao mesmo tempo.
Melhores cumprimentos.

Re: Nova Baixa Médica Após Junta Médica 18 Jan. 2013 11:18 #6902

Cara Maria Cavaco, bom dia.

Pode, em acordo com a sua médica de família, fazer as duas coisas que refere: a nova baixa médica e o acompanhamento por um médico da especialidade. Não se pode, no entanto, ter a certeza que estas duas ações tenham o efeito desejado. A nova baixa apenas será remunerada se houver um período de carência de 60 dias entre o término da primeira e o início da segunda e o relatório/atestado do médico da especialidade nem sempre é tomado em consideração por quem faz a avaliação da situação de doença (junta médica). Não custa tentar, uma vez que o empregador não parece cooperante, mas é preciso que esteja consciente de que as suas ações podem não surtir os efeitos desejáveis. Sugerimos que fale com a sua médica de família sobre o assunto, já que será com a ajuda dela que vai levar a cabo os seus intentos.
  • Página:
  • 1
Tempo para criar a página: 0.22 segundos