Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

É uma falta muito delicada. Não sei como fazer

É uma falta muito delicada. Não sei como fazerfoi criado por Pereira Maria

01 Jul. 2010 23:30 #365
Olá,

Boa noite, estou com algumas dúvidas sobre um caso muito pessoal. Amanhã vou ter de estar num lugar nada agradável para quem quer que seja. posso citá-lo mas não aqui só mesmo em privado, pois é mau demais. Acontece que hoje (quinta-feira), informei que amanhã (sexta - feira), não me é possível ir trabalhar. mas também não quero levar aquela justificação, pois iria expor demais a minha vida privada. tenho alguma maneira de contornar esta situação?

2- se estiver de baixa, posso rescindir contrato, sem ter de indemnizar a entidade patronal?

3-É legal descontarem o tempo que estamos ausentes para consulta médica, levando a justificação?

Ficaria muito grata que me respondessem

Obrigada :silly:

Respondido por Beatriz Madeira no tópico É uma falta muito delicada. Não sei como fazer

07 Jul. 2010 12:02 #384
Relativamente à primeira questão, tendo comunicado a ausência mas não entregando a justificação, incorre em falta injustificada, o que não é tão grave quanto isso. Não podem despedi-la por faltar injustificadamente uma vez. Veja os artigos 256 e 257 do Código do Trabalho. Isto tem efeitos nas férias do próximo ano, mas pode ser compensação suficiente de não ter que expor a sua vida privada.

Quanto à segunda questão, pode rescindir o contrato em qualquer altura desde que observe o artigo 400 do Código do Trabalho, no caso de contratação sem termo. O tempo que está de baixa conta para o período de pré-aviso. Isto significa que se o tempo de duração da sua baixa é equivalente ou superior ao tempo de pré-aviso que tem que dar ao empregador, não fica em dívida para com o empregador. E tem direito a receber o valor proporcional de subsídio de férias e de Natal relativo aos meses trabalhados no ano em que termina o contrato.

A resposta à terceira questão é afirmativa, o empregador pode descontar o valor equivalente ao tempo de deslocação do trabalhador a entidade de saúde, mesmo com justificativo.
Tempo para criar a página: 0.437 segundos