Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Incapacidade para o trabalho

Incapacidade para o trabalhofoi criado por pmachado

19 Abr. 2018 09:50 #19198
Boa tarde

Sou trabalhador da administração local e com atestado do médico da respetiva especialidade encontro-me em Incapacidade temporária para o exercício de funções.

No entanto, e apesar do médico ter praticamente exigido este período de inatividade, a verdade é que tenho sido completamente bombardeado pela minha entidade patronal, com exigências para que faça o trabalho normal, nem que seja em casa ou fora do horário de expediente, tendo sido inclusive ameaçado de ser responsabilizado se algum trabalho não for feito a tempo e horas.

É legal isto? É legal que esteja incapacitado para o exercício das minhas funções e não só me exijam como ameacem se não as realizar?

Como não consigo dizer que não tenho a minha vida transformada num inferno.

Os médicos dizem que não posso de todo deslocar-me ao local de trabalho nem executar funções para as quais estou considerado temporariamente incapacitado, e por outro lado fico em pânico e terrivelmente ansioso que nem durmo, com medo das represálias da entidade patronal caso não faça o que eles exigem e sobre as ameaças que fazem?

Agradecia a vosso opinião sobre o assunto.

Muito obrigado

Pedro Machado

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Incapacidade para o trabalho

20 Abr. 2018 11:26 #19200
A situação não parece ser, de todo, "normal". Se existe um atestado de incapacidade temporária para o exercício de funções, admite-se que haja razões para tal. As "ameaças" e "exigências" do empregador são puníveis, pelo que sugerimos que exponha o caso à ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho (contactos em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html ).
Tempo para criar a página: 0.256 segundos