Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

BAIXA POR DOENÇA PROFISSIONAL

BAIXA POR DOENÇA PROFISSIONALfoi criado por ELIZA

07 Mar. 2018 10:51 #18848
Bom dia, trabalho no mesmo local desde de 2012, mas ano passado vim descobrir que estava com sindrome de carpio nas duas mãos e tendinite, fiquei de baixa profissional, fui informada que meu patrão tinha que accionar o seguro, falei com ele, mais tarde ele me ligou e disse que o seguro não tem nada a ver com doença profissional. E quando eu perguntei o numero da apolice ele não disse.
Entretanto a empresa que trabalho era do avô do meu patrão e como ele ficou doente, o rapaz ficou a gerir e para não haver problemas eles criaram uma empresa para explorar esta onde trabalho. por acaso vim a descobrir que a novo empresa so ativou o seguro apartir de fevereiro depois que falei com ele sobre accionar o seguro, mas na folha do seguro não consta o meu nome.
Minha pergunta e estando de baixa eles podem me excluir do seguro?
Sendo minha baixa por doença profissional, quais os meus direitos?
Agradeço desde já a vossa atenção.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico BAIXA POR DOENÇA PROFISSIONAL

22 Mar. 2018 15:38 #18929
Sugerimos-lhe fortemente que esclareça esta questão junto da ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho. Contactos em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html

Respondido por vreverendo no tópico BAIXA POR DOENÇA PROFISSIONAL

18 Mar. 2020 19:43 #22018
Boa tarde,
Neste momento encontro-me de baixa médica e fui informada que devido ao estado de emergência a minha entidade patronal vai encerrar as instalações e este mês seria o mês de renovações de contrato que não tencionam fazer, ou seja, nenhum contrato vai ser renovado.
Pelo que já vi aqui mesmo estando de baixa podem não me renovar o contrato. Mas fico com outra questão. Estando eu de baixa que ainda vai demorar mais de um mês devido a tratamentos de saúde como irei ter direito ao subsídio de desemprego? Devo inscrever-me após terminar a baixa ou entrego na mesma a carta para o fundo de desemprego mesmo estando de baixa?
Desde já obrigada pela atenção!

Respondido por Beatriz Madeira no tópico BAIXA POR DOENÇA PROFISSIONAL

23 Mar. 2020 11:30 #22029
O pedido do subsídio de desemprego tem que ser obrigatoriamente entregue nos 90 dias seguintes à data de desemprego. O empregador entrega-lhe o documento sobre "Situação de Desemprego" que deve assinalar a caducidade de contrato como motivo de desemprego e, mesmo estando de baixa, deve entregar o pedido na Seg. Social. Agora, face à atual situação de estado de emergência nacional, deverá ligar para a Seg. Social e perguntar como estarão a ser entregues os pedidos. E mais, atenção, que apenas se poderá deslocar aos serviços, se for essa a informação que lhe deem, no horário em que a baixa médica indicar, em "Autorizações". Caso apenas tenha autorização para sair de casa para consultas e exames, deverá pedir a alguém da sua confiança que vá entregar o pedido de subsídio de desemprego por si, levando o comprovativo da baixa para justificar a sua não presença.
Tempo para criar a página: 0.313 segundos