Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Baixa por gravidez de risco

Baixa por gravidez de riscofoi criado por Eu_mesma

09 Nov. 2017 14:32 #18184
Boa tarde!

Sou professora contratada e terminei o meu contrato a 31 de agosto de 2017 e comecei um novo a 1 de setembro, que se prolongará até 31 de agosto de 2018.

Estou neste momento grávida de 19 semanas e, por ser portadora de Esclerose Múltipla, tenho uma gravidez considerada de alto risco.
No passado dia 3 de novembro fui a uma consulta no hospital público e a médica passou-me um CIT, dando-me duas cópias: uma para mim e outra que entreguei na minha entidade patronal.
No entanto, e após algumas leituras, surgiram-me novas dúvidas:

- tenho que preencher algum formulário para ter direito ao subsídio ou o CIT já é automático e "informa" a Segurança Social?;

- a médica colocou que estava a autorizada a sair, mas essas saídas implicam somente os horários que lá estão (11h-15h e 18h-21h)? E aos fins-de-semana? Também tenho que cumprir esses horários?;

- tenho alguns exames e consultas já marcados fora desses horários. Como procedo nessas situações?;

- dado que sou portadora de Esclerose Múltipla e tenho que, habitualmente, praticar desporto/fisioterapia, como resolvo a situação?;

- caso tenha que cumprir horários e tenha alguma consulta/atividade (gostava muito de, mais para a frente, frequentar aulas de preparação para o parto) fora desses mesmos horários, e caso seja "fiscalizada", como fico a saber dessa fiscalização e como justifico a "falta"?

Muito obrigada pelo esclarecimento.
Atentamente,
Ana Cunha


- dado que tenho Esclerose Múltipla e

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Baixa por gravidez de risco

15 Nov. 2017 17:49 #18221
Respondemos pela mesma ordem: