Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Horário da visita de inspetores de baixas médicas

visita de inspetoresfoi criado por Susanacpm

24 Nov. 2016 19:29 #16356
Boa tarde.
encontro-me de momento internada com o meu filho no HSA por doença do menino que é tb doente cronico.No entanto a minha mãe ligou a dizer que os inspetores da segurança social estiveram em minha casa a perguntar por mim, pois iniciei este mês uma baixa por doença natural (depressão devido a situação familiar)
o que devo agora fazer? Para onde envio a justificação? Será q ficarei sem direito a receber o meu subsídio de doença?
Obrigado.

Respondido por Susanacpm no tópico visita de inspetores

24 Nov. 2016 19:30 #16357
TÓPICO: visita de inspetores
visita de inspetores 24 Nov. 2016 19:29 #16356
Boa tarde.
encontro-me de momento internada com o meu filho no HSA por doença do menino que é tb doente cronico.No entanto a minha mãe ligou a dizer que os inspetores da segurança social estiveram em minha casa a perguntar por mim, pois iniciei este mês uma baixa por doença natural (depressão devido a situação familiar)
o que devo agora fazer? Para onde envio a justificação? Será q ficarei sem direito a receber o meu subsídio de doença?
Obrigado.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico visita de inspetores

25 Nov. 2016 15:23 #16362
A questão deverá ser colocada à Seg. Social (contactos em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html ).

Por norma, quando há uma visita de inspetores significa que estão a verificar se a baixa é fundamentada e se o doente está mesmo "doente". O formulário da baixa tem um campo onde o médico autoriza saídas de casa em determinado horário, sendo que a inspeção da Seg. Social visa aferir se isso está a ser cumprido pelo doente.

A justificação de doença (baixa) é emitida pelo médico de família ou pelos serviços de saúde (públicos) onde o dente é visto/acompanhado e deverá seguir para a Seg. Social por via eletrónica, sendo que o doente deverá solicitar uma cópia em papel para enviar ao empregador.

Em caso de não estar presente no caso de inspeção, por norma, o doente deverá apresentar igualmente uma justificação emitida pelo médico de família ou pelos serviços de saúde (públicos) onde o doente esteve no dia/hora em que não estava em casa. Esta justificação é enviada também por via digital para a Seg. Social. Se não o foi, então deverá solicitar uma e enviar para os serviços da Seg. Social que efetuaram a inspeção.

Veja toda a informação sobre as baixas em:
- www.seg-social.pt/documents/10152/24095/...52-b291-f97b99d39c0c
- www.seg-social.pt/documents/10152/24309/...6c-b07c-2457fdbc23ef

Respondido por Benvinda no tópico Horário da visita de inspetores de baixas médicas

13 Abr. 2023 13:48 #23099
Horário das inspeções de baixas médicas 

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Horário da visita de inspetores de baixas médicas

28 Abr. 2023 14:38 #23152
O horário deve ser o "normal", das 9h00 ou 9h30 até às 17h00 ou 17h30.
No artigo em cima encontra mais informações sobre o serviço de verificação de doença.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Horário da visita de inspetores de baixas médicas

01 Jun. 2023 15:25 #23263
O horário poderá variar consoante a situação que a junta de verificação de doença pretende verificar.
Tempo para criar a página: 0.337 segundos