Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Calcular Baixa médica

Calcular Baixa médicafoi criado por tany_alexa

26 Abr. 2016 15:23 #14999
Boa tarde, estou com uma dúvida relativamente ao cálculo do valor de referência. No site da segurança social indica que o valor de referência deve ser calculado somando as "remunerações dos primeiros 6 meses dos últimos 8 a contar do mês anterior àquele em que teve de deixar de trabalhar (excepto os subsídios de férias e Natal)".
No meu caso tive um acidente em Março, pelo que terei que somar os meses desde Julho a Dezembro. O que acontece é que no final de Novembro fui despedida de um emprego (tendo recomeçado a trabalhar logo uma semana a seguir), e por isso ao contrário do que era hábito na minha empresa, que era emitirem um recibo para o ordenado e outro para os devidos subsídios de férias e natal, aquando do despedimento recebi apenas um recibo com tudo (vencimento, subsidio de alimentação, subsidio de domingo, subsidio nocturno, e ainda proporcional mês férias, proporcional subsidio de ferias, proporcional subsidio de natal e compensação por não renovação de contrato).
Nos restantes meses (para o cálculo do valor de referência) somei apenas o valor bruto dos ordenados (trabalho a part-time e apenas desconto para a segurança social), mas relativamente ao mês de Dezembro como devo fazer? Posso somar o total bruto desse mês, ou devo descontar desse valor o proporcional mês férias, proporcional subsidio de ferias, proporcional subsidio de natal e compensação por não renovação de contrato, de modo a ficar apenas com o que seria o valor normal de um mês de trabalho?

Obrigado desde já.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Calcular Baixa médica

02 maio 2016 16:25 #15033
Em princípio, deverá apenas considerar o valor do salário recebido, sem o subsidio de férias, o proporcional do subsídio de Natal, nem a compensação por não renovação de contrato, "de modo a ficar apenas com o que seria o valor normal de um mês de trabalho", como diz.
Tempo para criar a página: 0.300 segundos