Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

baixa medica

baixa medicafoi criado por cristinamanuela

06 Nov. 2014 12:10 #12592
Bom dia,
Vou ser operada num hospital particular (internamento de 1 dia) trabalho por conta de outrem e desconto para a segurança social. O hospital privado pode passar a baixa medica?
Se o hospital privado não passar a baixa medica onde me devo dirigir?
A baixa medica terá de ser com internamento?
Tenho que ir ao centro de saúde?
Obrigada.
Cristina

Respondido por Beatriz Madeira no tópico baixa medica

06 Nov. 2014 14:22 #12594
Cara Cristina Manuela, boa tarde.

Tanto quanto sabemos, os hospitais particulares não emitem CIT - Certificado de Incapacidade Temporária para o Trabalho (a "baixa"), mas devem emitir uma declaração comprovativa de cirurgia e internamento. Deverá levar esta ao seu médico de família para que este emita a baixa. O CIT emitido pelo médico de família deverá seguir por via informática para a Seg. Social. Dispõe de 5 dias seguidos para entregar uma cópia da baixa (que pede no Centro de Saúde) ao empregador.

Respondido por cristinamanuela no tópico baixa medica

07 Nov. 2014 06:39 #12623
Obrigada. Mais uma questão : A baixa que o médico de família vai passar é com internamento certo?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico baixa medica

07 Nov. 2014 13:57 #12628
Sim, a baixa deverá incluir todos os dias em que esteve, efetivamente, impossibilitada de trabalhar, incluindo o do internamento.

Respondido por luis ascenso no tópico baixa medica

26 Nov. 2014 17:43 #12829
Boa tarde,
Preciso de alguma ajuda, pois tendo contactado a Segurança Social não obtive qualquer resposta ilucidativa.
Encontro-me de baixa por doença profissional à 14 meses, fui chamado a uma junta médica a semana passada, ontem tive a resposta que para além da minha doença não ser reconhecida como doença profissional, ainda tive alta médica para voltar ao serviço no próximo dia 3 de dezembro.
Não me sinto com condições para regressar ao trabalho, falei com a médica de familia que me disse que reconhece que não estou em condições de voltar a trabalhar, mas não sabe se pode passar novamente baixa, desta vez por doença natural.
Como podem ver não sei o que fazer, como posso resolver esta situação? é possível ter agora uma nova baixa médica?
Desde Já Agradeço a vossa ajuda.
Cumprimentos,

Respondido por Beatriz Madeira no tópico baixa medica

30 Dez. 2014 14:12 #12941
Caro Luís Ascenso, boa tarde.

A médica de família poderá passar uma nova baixa por doença natural.
Tempo para criar a página: 0.322 segundos