Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Férias após baixa médica

Férias após baixa médicafoi criado por cmpinto

09 Set. 2014 01:10 #11936
Sou professor do quadro há bastantes anos. Iniciei atestado médico a 3 de Janeiro e até à data continuo de baixa médica, razão pela qual não gozei férias no período permitido (entre 15 de julho e 31 de agosto). Penso regressar em breve ao serviço. Gostaria de saber se tenho direito à totalidade do número de dias de férias e se os gozo obrigatoriamente nos dias consecutivos à alta médica ou se me pode ser imposto outro mapa de férias, incluindo dias que correspondem a pausas letivas no Natal, Carnaval e Páscoa ou ainda se me podem ser negados.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Férias após baixa médica

31 Out. 2014 14:16 - 21 maio 2023 18:55 #12513
Caro cmpinto, boa tarde.

Para efeitos de gozo e pagamento de dias de férias nos anos em que o trabalhador esteve de baixa, aplica-se, por norma, a "regra" dos 2 dias de férias, igual ao ano da contratação.

Por norma, deverá gozar as férias em falta "nos dias consecutivos à alta médica". Tratando-se de uma entidade privada, poderá haver uma decisão diferente por parte do empregador, que tem direito de "veto" no que toca à marcação das férias do trabalhador.

Sobre esta matéria podemos sugerir-lhe a consulta da seguinte documentação e informação:

- Contabilização de dias de férias em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...-dias-de-ferias.html

- Nr. 6 do artigo 239 do Código do Trabalho em vigor (aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, com alterações posteriores) em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html

- Guia prático da Seg. Social sobre Subsídio de Doença em seg-social.pt/documents/10152/24095/5001...52-b291-f97b99d39c0c