Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Baixa médica Trabalhador Independente Recibos Verdes

Baixa médica Trabalhador Independente Recibos Verdesfoi criado por marcopisco

16 Jul. 2014 08:16 #11732
Bom dia,

O meu pai têm 62 anos e nos ultimos anos trabalhou a recibos verdes, efetuando todos os descontos necessários sempre atempadamente. Acerca de um ano devido a incapacidade fisica entrou de baixa médica, que têm sido renovada/comprovada pelo médico de familia durante todo este periodo. Acontece que para trabalhadores a recibos verdes o periodo de baixa subsidiado pelo estado é de apenas 365 dias, mesmo que a incapacidade fisica não termine (que é o caso). Está a um mês de terminar o subsideo da segurança social a que teve direito e a incapacidade fisica mantêm-se e irá manter-se para o resto da sua vida segundo o médico que o acompanha. Gostaria de ser esclarecido a que subsideos pode o meu pai recorrer? Não sabe se deverá solicitar a reforma antecipada, visto que ainda faltam 4 anos e perderá uma parte substancial da mesma ou se deverá recorrer a pensão de invalidez primeiro? Qual é aconselhavel? Haverá outros subsideos a que poderá recorrer, até atinir a idade da reforma? Já desconta para o sistema nacional a mais de 37 anos.
Cumprimentos,
Marco Vieira

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Baixa médica Trabalhador Independente Recibos Verdes

25 Set. 2014 13:11 - 02 Dez. 2023 15:33 #12048
Caro Marco Vieira, boa tarde.

Poderá requerer a pensão de invalidez (ver em seg-social.pt/pensao-de-invalidez ) que não pode acumular com prestações de desemprego.

OU

Poderá requerer o subsídio de desemprego por cessação de atividade profissional (ver em seg-social.pt/subsidio-por-cessacao-de-atividade-profissional ) e, depois de passados pelo menos 6 meses de desemprego, poderá requerer a reforma antecipada por desemprego de longa duração (ver em seg-social.pt/pensao-de-velhice ).

Pensamos que não perde nada em aconselhar-se junto da própria Seg. Social, por uma das seguintes vias:

- VIA SEGURANÇA SOCIAL pelo número 808 266 266 (+351 210 495 280 do estrangeiro) que funciona nos dias úteis das 09h00 às 17h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário (NISS).

- CENTRO REGIONAL DA SEGURANÇA SOCIAL cujos contactos pode encontrar a partir da pesquisa na página seg-social.pt/servicos-de-atendimento do site da Seg. Social, onde tem a possibilidade de selecionar a localidade ou inserir o código postal.

- Balcão de atendimento numa LOJA DO CIDADÃO (nem todas as Lojas do Cidadão têm atendimento da Seg. Social) cuja localização poderá consultar a partir da página eportugal.gov.pt/locais-de-atendimento-de-servicos-publicos
Ultima edição : 02 Dez. 2023 15:33 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.302 segundos