Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Dias por Falecimento Sogro no estrangeiro

Dias por Falecimento Sogro no estrangeirofoi criado por xtroby

11 Abr. 2014 22:45 #11111
Boa noite,
O meu sogro está no estrangeiro e infelizmente pensamos que irá falecer em breve.
Gostaria de saber se a nível legal tenho direito a tirar dias para me deslocar lá para o funeral.
Obrigada

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Dias por Falecimento Sogro no estrangeiro

17 Abr. 2014 16:49 - 19 Ago. 2023 18:59 #11177
Cara xtroby, boa tarde.

O falecimento do sogro não permite os dias de luto atribuídos legalmente ao familiar direto. O trabalhador que falta para comparecer ao funeral, terá falta justificada (declaração passada pela agência funerária) que não é remunerada.

O artigo 251 do Código do Trabalho em vigor (aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, com alterações posteriores, disponível em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ) diz que "O trabalhador pode faltar justificadamente até cinco dias consecutivos, por falecimento de cônjuge não separado de pessoas e bens ou de parente ou afim no 1.o grau na linha recta; até dois dias consecutivos, por falecimento de outro parente ou afim na linha recta ou no 2.o grau da linha colateral.".

Apenas para esclarecimento, a contagem dos níveis da linha de parentesco é feita da seguinte forma:
Pais e filhos - 1º grau
Avós, netos e irmãos - 2º grau
Tios - 3º grau
Primos - 4º grau

Quanto à deslocação ao estrangeiro, assumindo que o empregador lhe autoriza as faltas para poder assistir ao funeral no estrangeiro, deve apresentar a declaração passada pela agência funerária que justifica as mesmas. Deve entregar a justificação assim que regresse.
Ultima edição : 19 Ago. 2023 18:59 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.356 segundos