Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus dias de férias, feriados e dias de descanso? Pergunta aqui!

Informação sobre baixa médica e folgas

Informação sobre baixa médica e folgasfoi criado por Nidia18

12 Ago. 2013 17:07 #8955
Preciso que me esclareçam uma dúvida que está relacionado com baixa médica e folgas.

Passa-se o seguinte eu trabalho no centro comercial colombo, por horários e folgas rotativas, e folguei dia 6 e 7 de Agosto(3ª e 4ª Feira), na 5ª dia 8 trabalhei quase na totalidade do horário mas como estava a sentir-me mal fui para as urgências do hospital e tive que ficar de baixa médica 4 dias( dias 8, 9, 10, 11 de Agosto), posteriormente era suposto trabalhar dia 13 e 14 de Agosto e folgava 5ª e 6ª e trabalhava Sábado e Domingo, porque no dia 19 de Agosto já me encontro de férias.

Mas o meu chefe durante a minha ausência alterou a escala sem aviso prévio e sem meu conhecimento retirou as folgas. Tenho conhecimento desta situação porque uma colega alertou me para esta situação.

Gostaria de saber se esta situação é legal? E como devo proceder.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Informação sobre baixa médica e folgas

19 Ago. 2013 14:29 - 04 Nov. 2023 12:14 #8982
Cara Nidia, boa tarde.

À partida não pode haver "alterações de última hora" ou "retirar folgas" sem que o trabalhador seja devida e antecipadamente avisado e expresse o seu acordo. Uma vez que o Código do Trabalho em vigor (aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro e disponível em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ) não dispõe sobre prazos de aviso em matéria de alterações de horário de trabalho, o melhor será consultar a ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho (1) no sentido de saber sobre a "legalidade" do procedimento do empregador e sobre os meios de atuação ao seu dispor para atingir os seus objetivos e não ser prejudicada ou falsamente acusada de dar faltas injustificadas ou de abandonar o posto de trabalho.

Chamamos a sua atenção para o facto de apenas ser legal a alteração horária não "superior a uma semana, desde que seja registada em livro próprio, com a menção de que foi consultada a estrutura de representação coletiva dos trabalhadores referida no número anterior, e o empregador não recorra a este regime mais de três vezes por ano." - ver artigo 217 ( sabiasque.pt/codigo-trabalho/1305-artigo...rio-de-trabalho.html ) do Código do Trabalho em vigor aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro.


(1) Contactos ACT:
- Esclarecimentos presenciais nas Lojas do Cidadão (nem todas têm atendimento da ACT): ver localidade/morada, Esclarecimentos presenciais nos Centros Locais: ver serviços desconcentrados e Pedido de esclarecimento escrito online em portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx
Ultima edição : 04 Nov. 2023 12:14 por Pedro Ferreira.

Respondido por Jesus123 no tópico Informação sobre baixa médica e folgas

06 Jun. 2017 23:31 #17191
Olá boa noite estou na mesma condição estive de baixa 15 dias por assistência à família que acabou hoje amanhã estou de folga fui informada hoje que amanhã teria de me apresentar ao serviço e asim que fonciona devo eu me apresentar ou folgar

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Informação sobre baixa médica e folgas

02 Jul. 2017 18:21 #17320
Quando se está de baixa, independentemente dos motivos, e se tem uma folga marcada deve apresentar-se ao serviço no dia seguinte ao término da baixa, sob pena de falta injustificada. A folga terá de ser reagendada para daí a 5 ou 6 dias, conforme tenha 2 ou 1 dia de descanso semanal.

Respondido por Vania97 no tópico Informação sobre baixa médica e folgas

27 Jan. 2019 23:52 #20636
Boa noite. As minhas folgas são à quarta feira. Eu estive de baixa de quinta a terça -feira , tendo em conta que a minha folga é à quarta só fui trabalhar na quinta. No entanto o meu patrão descontou-me um dia no vencimento como falta por não ter ido trabalhar na folga . Isto esta correto ?

Respondido por Vania97 no tópico Informação sobre baixa médica e folgas

27 Jan. 2019 23:55 #20637
Boa noite. As minhas folgas são à quarta feira. Eu estive de baixa de quinta a terça -feira , tendo em conta que a minha folga é à quarta só fui trabalhar na quinta. No entanto o meu patrão descontou-me um dia no vencimento como falta por não ter ido trabalhar na folga . Isto esta correto ? A folga não foi alterada continuou a ser na quarta. Mas o patrão diz como já tive dias de descanso tenho de trabalhar na folga
Tempo para criar a página: 0.301 segundos