Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus dias de férias, feriados e dias de descanso? Pergunta aqui!

Férias

Fériasfoi criado por FPinto

04 Ago. 2010 21:44 - 05 Ago. 2010 21:38 #514
Boa noite!
Sou nova no forum e gostaria de colocar uma questão.
Estou numa empresa desde dia 8 de Setembro de 2008, em Maio de 2009 foi renovado,voltou a ser em Janeiro de 2010 e agora que teria de passar a efectiva não vai ser renovado.
Este ano já gozei 18 dias relativos ao ano passado, ainda me faltam 6 dias que irei gozar antes do termino do contrato.
Relativamente às férias que trabalhei este ano, que seriam para gozar no ano que vem, pelas minhas contas tenho direito a 16 dias, informei a entidade patronal de que era minha vontade gozar esses dias também visto que não vou ficar na empresa, só que eles dizem-me que não posso gozar essas férias porque seriam do ano que vem, dizem que tenho que trabalhar esses dias e ficar até ao fim do contrato a 8 de Setembro de 2010.
O que eles dizem é verdade? Não posso gozar os dias?
No caso de ser verdade o que dizem esses dias vão ser pagos como? A dobrar? Por serem férias trabalhadas?
Agradeço resposta, obrigado.
Ana Pinto
Ultima edição : 05 Ago. 2010 21:38 por FPinto.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Férias

17 Ago. 2010 17:20 #566
No caso de contratação a termo certo, o trabalhador tem direito a 2 dias de férias por cada mês de duração do contrato e deve gozar as férias dentro do prazo do contrato. Caso isto não aconteça, o empregador deve pagar as férias não gozadas (não a dobrar), bem como as férias relativas aos meses trabalhados no ano em que cessa o contrato, e os respectivos subsídios.

A alínea 1 do artigo 245 do Código do Trabalho refere que "Cessando o contrato de trabalho, o trabalhador tem direito a receber a retribuição de férias e respectivo subsídio: a) Correspondentes a férias vencidas e não gozadas; b) Proporcionais ao tempo de serviço prestado no ano da cessação. (...).".
Tempo para criar a página: 0.303 segundos