Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Tens dúvidas sobre os teus dias de férias, feriados e dias de descanso? Pergunta aqui!

dias de ferias

dias de feriasfoi criado por Pedro Ferreira

31 Jan. 2011 13:37 #1663
boa tarde. comecei de ferias no dia 3 de janeiro deste ano falei com o meu patrao sobre os 5 dias de inverno que tenho direito e ele respondeu-me que nao existe, queria saber se tenho direito ou nao. tambem so tirei 2 dias pelo falecimento do meu avo e apresentei justificaçao da agencia funeraria e so tou a tirar 22 dias de ferias. gostava de saber os meus direitos, obrigada.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico dias de ferias

02 Fev. 2011 13:00 #1673
Cara Andreia,

Lamentamos não reconhecer aquilo que designa por "dias de inverno" no que respeita a férias. Essa forma de férias não está contemplada no Código do Trabalho português em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro).

Relativamente a "Duração do período de férias", o número 3 do artigo 238 do Código do Trabalho português em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro) diz que: "A duração do período de férias é aumentada no caso de o trabalhador não ter faltado ou ter apenas faltas justificadas no ano a que as férias se reportam, nos seguintes termos: a) Três dias de férias, até uma falta ou dois meios dias; b) Dois dias de férias, até duas faltas ou quatro meios dias; c) Um dia de férias, até três faltas ou seis meios dias."

O Código do Trabalho português em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro) é aplicável caso não esteja em vigor um Contrato Colectivo de Trabalho (CCT) ou regulamentação específica da empresa/sector que determinem formas de actuação diferentes. A leitura da informação constante nesta mensagem não invalida a leitura integral dos artigos mencionados ou da secção correspondente do Código do Trabalho português em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro). Disponível para consulta e/ou download nos artigos Novo Código do Trabalho entra em Vigor Dia 17 de Fevereiro ou Novo Código do Trabalho .

Ficamos ao dispor.
A equipa Sabias Que
Tempo para criar a página: 0.250 segundos